Talvez você não tenha ouvido falar ainda sobre a Square, mas com certeza em alguma viagem para os Estados Unidos ela vai acabar facilitando sua vida. Essa empresa vende a solução mais fácil possível para se ter o pagamento com cartão em qualquer tipo de comércio. Isso é possível por meio de um aparelho que se conecta a entrada de fone de ouvido de um smartphone e assim possibilita a leitura de cartões, como se fosse aquelas máquininhas da Cielo ou Redecard.

A empresa, no começo, parecia querer fornecer uma alternativa para os pequenos comerciantes que achavam muito custoso ter a máquina de cartão em seu estabelecimento e pagar todas as tarifas impostas por essas empresas, já que a Square ainda promete que você só irá pagar pelo serviço quando usar, fornecendo tanto o produto quanto o app para o celular de graça.

Porém com seu último lançamento o Square Stand parece que eles querem mesmo revolucionar o mercado. Como a própria empresa diz em seu site, o novo produto nada mais é do que a caixa registradora reinventada. Um Ipad que se conecta com uma plataforma, onde possui um espaço para passar o cartão, que pode ser visto no simpático vídeo para apresentação do produto.

Infelizmente a Square ainda atua apenas em território norte americano, mas no Brasil, a PagSeguro Uol está trazendo um modelo bem semelhante ao Square, que promete ajudar pequenos comerciantes, taxistas, cabelereiros, dentistas e muitos outros prestadores de serviço e profissionais autônomos.

O Square aparece em um momento onde muitas plataformas inovadoras estão sendo criadas revolucionando a sociedade, o interessante é que as empresas que poderiam estar investindo nessas inovações não estão, essas plataformas estão aparecendo de empresas novas ou que nada tem a ver com seu bussiness de negócio principal.

Será que com a popularização do Square e desses modelos de pagamento, continuaremos carregando dinheiro em nota e moeda na carteira?

Estudante de Comunicação pela ESPM. Gosto de pensar como as coisas poderiam ser diferentes e se poderiam ser melhores. Me interesso por qualquer coisa, especialmente por redes sociais, tecnologia e música