Ainda hoje, mesmo sendo discutido e falado abertamente, o BV ainda causa muita polêmica entre as pessoas que estão envolvidas no meio publicitário. Para alguns, a comissão paga por muitos veículos de comunicação para as agências, chamada de ‘Bonificação por Volume’ é uma prática normal do mercado, que foi criada para aperfeiçoar o trabalho das agências e incentivar os profissionais de propaganda. Para outros, o BV é uma maneira de os grandes grupos de comunicação monopolizarem o mercado, dificultando a concorrência na busca por anunciantes, isso porque quanto mais clientes forem direcionados a um grupo de mídia, maior poderá ser a comissão.
O lado dos que críticam a Bonificação ainda se apoiam que esse modelo não é comumente utilizado em nenhum outro lugar do mundo, onde na maioria, a compra de mídia é feita por Bureaus especializados. Em alguns países como os Estados Unidos, apesar de existir, a prática não é nada bem vista, se não for algo muito transparente entre agência e cliente. O que ninguém põe em discussão é que o BV é o grande responsável por grande parte dos faturamentos das agências brasileiras.
Assim o que antes parecia ser um meio totalmente diferente para as agências trabalharem, a internet cada vez mais parece se alinhar com os meios ditos tradicionais. Claro que considerando o digital, a grande receita ainda vem dos bolsos do cliente e não do anunciante, mas isso parece que pode mudar.
A força do BV no Brasil é tão forte que até a gigante Google está entrando nos moldes brasileiros, não para links patrocinados mas sim para anúncios no Youtube, como por exemplo os que se utilizam do True View (que o comercial só é cobrado do anunciante caso o vídeo seja visto inteiro), que parecem se configurar como prioridades para a empresa no Brasil.
Não que isso irá acontecer, mas seria bem interessante ver grandes agências contando com um depósito de blogueiros para receber o BV daqueles posts patrocinados.