A história do pintor holandês Vincent Van Gogh ganhará novamente a tela dos cinemas americanos.

O filme “At Eternity’s Gate”, ou na tradução literal “Nos Portões da Liberdade”, terá Willem Dafoe, famoso pela sua dedicação e entrega aos seus personagens, dando vida ao pintor holandês.

A trama irá retratar o período final da vida de Van Gogh, no qual o pintor está entre a loucura e a sanidade de seus pensamentos. Mostrando diversos aspectos da sua história, desde sua paixão pelo mundo e pelas cores até a sua relação com seu irmão e a igreja, passando pelo fatídico episódio de quando ele corta sua própria orelha.

Dá uma conferida no trailer:

Com direção de Julian Schnabel, ganhador em Cannes como melhor diretor em 2007, roteiro de Jean-Claude Carriere, ganhador do Oscar em 1963, e produção de Jon Kilik de Jogos Vorazes, o filme será um desafio não só de originalidade, mas também de bilheteria, uma vez que já existem dezenas de filmes sobre a vida do pintor circulando por aí.

Alguns exemplos são “Sede de Viver” (1956) de Vincente Minnelli, “Vincent e Theo” (1990) de Robert Altman e a animação de sucesso “Com amor, Van Gogh” que concorreu ao Oscar ano passado com um roteiro que trabalhava mais ou menos o mesmo período da vida de Van Gogh que o “At Eternity’s Gate”.  

Mas com um elenco que conta com Oscar Isaac de Star Wars vivendo o pintor Paul Gauguin. Mads Mikkelsen de Hannibal, Rupert Friend de Homeland e Emmanuelle Seigner de O Último Portal o filme tem tudo para ser um sucesso dentro da cinebiografia.

A origem do título “At Eternity’s Gate” vem de um dos quadros que o pintor produziu em 1890, pouco antes de sua morte. A pintura teoricamente seria uma representação visual de como Vincent se sentia na época.

O filme terá sua estréia no dia 12 de Outubro no Festival de Nova York, e chegará aos cinemas americanos em Novembro. Entretanto ainda não existe previsão de estreia no Brasil.

 

Pareço descolado, mas vou dormir depois da novela.