#Ctáinvestindo por Arthur Bolguese
Qual a melhor parte de uma conquista? A conquista em si ou depois, quando você pode contar para todo mundo?
Por exemplo, quando uma pessoa ascende economicamente, é esperado que ela queira mostrar para todos que a vida dela mudou. Nada que seja exclusivamente daqueles que agora compõem a nova classe média brasileira, mas também para quem passou a constituir as camadas mais abastadas da sociedade. Em essência, somos todos iguais e tendemos a agir de forma muito parecida em determinadas situações, independetemente de qualquer classificação sócio-econômica. No entanto, nesse caso, haverá algumas diferenças, principalmente na simbologia e nas representações. Ou seja, o que move uma pessoa tem uma base comum, mas é expressa de forma diferente, a partir de suas referências.
Por exemplo, numa mesa de almoço de uma família de origem mais popular, você provavelmente encontrará fartura de alimentos, representando que hoje em dia não lhes falta nada. Além disso, produtos em que não se pode identificar a marca, como arroz e feijão, provavelmente não serão de marcas mais caras, embora tenhyam boa qualidade. Porém, produtos como refrigerante, ketchup e maionese, em que as respectivas embalagens estão à mostra, poderão ser de marcas mais famosas e premium, porque esse consumidor está disposto a pagar mais por um produto de qualidadee e, sobretudo, percebido como melhor, pois sinaliza que ele o pode comprar e que houve uma mudança positiva em sua vida.
E talvez esteja aí parte da graça de poder consumir mais. Talvez não seja apenas para ter uma vida mais confortável, mas poder mostrar para os outros como você está consumindo.
Twitter @NewronioESPM