Nas últimas semanas, um anúncio do Burger King viralizou nas redes sociais. O anúncio em questão possui 35 segundos de pura provocação ao principal concorrente: o Mc Donalds. O conteúdo é bem simples: um narrador contando as diferenças entre o Whopper e o Big *** (Mac), no qual quem tem fome de verdade pede e vê diferença entre ambos; em todo o momento, o lanche ficou censurado por pixels. No segundo vídeo desta campanha, ocorre um plot twist, o narrador logo no início da propaganda diz “teve gente incomodada com nosso último comercial, mas quem disse que a gente estava falando deles?”. Então, nessa nova propaganda mostra sem nenhuma censura o mais novo lanche do BK, o “Big King”.
O engajamento do anúncio foi gigante, totalizando só no Youtube mais de 8 milhões de visualizações, além, claro, de toda a mídia espontânea gerada por comentários em outras redes sociais.
Não é nenhuma novidade que a estratégia do Burger King é baseada em provocações, principalmente para seu colega “palhaço”. Podemos listar uma série de provocações já feitas como:
Colocar placas de vende-se imovél perto de lojas do McDonald’s dizendo que o vizinho não tem churrasqueira;
Na Suécia, o Burguer King se fantasiou (literalmente) da concorrente no dia do Halloween;
Finalizando, podemos dizer que a forma provocativa de comunicação do Burger King, sempre agradou muito o público e principalmente, trouxe os resultados esperados.