De uns tempos para cá, parece que tudo que é mercadológico precisa ter uma “cota” de engajamento social. Isso particularmente me incomoda muito, porque tanto o debate e o engajamento tornam-se produtos e rasos, mas também parece um endossamento muito falso e superficial, para “pegar bem” com o público. Nessa pegada, incontáveis marcas já cometeram erros crassos que assumiram as mais diversas formas e receberam as mais diversas respostas também.

Dentre as pautas favoritas das marcas com esse engajamento fake estão os padrões de beleza. Prometendo empoderar mulheres independente de quem sejam, campanhas que tocam nesse assunto geralmente “desafiam” esses padrões só dentro de algumas linhas, como peso, cor e/ou idade.

É aí que a Pirelli, com seus calendários conhecidos por trazerem mulheres lindas e sensuais em suas páginas, inova para o bem. Dando continuidade a um projeto iniciado ano passado, a marca traz mulheres influentes, mostrando que a beleza vai muito além de pele branca, corpo magro e rosto jovem e nem depende de maquiagem ou qualquer tipo de retoque.

natural-beauty-actresses-pirelli-calendar-2017-4a

natural-beauty-actresses-pirelli-calendar-2017-1a

natural-beauty-actresses-pirelli-calendar-2017-8

natural-beauty-actresses-pirelli-calendar-2017-6a

natural-beauty-actresses-pirelli-calendar-2017-11

As imagens fazem parte da série “Emotional”, de Peter Lindbergh, que fotografou mulheres influentes em preto e branco, sem maquiagem nem uso de Photoshop.

Não conseguiu ser VJ da MTV.