Literatura

As influências de um misterioso escritor

By Lucas Leônidas

September 11, 2014

Um garoto de boina fumando um cigarro com uma luva de baseball na mão.

Se esse personagem não é comum a você, deveria ser.

J. D. Salinger foi um escritor americano que nasceu em janeiro de 1919 e morreu em 2010. Sua principal obra “O Apanhador no Campo de Centeio” faz parte da cultura norte-americana, tornando-se um dos romances mais lidos do país. A história é simples: um garoto expulso de mais uma escola voltando para casa.

O livro ficou popular entre os jovens por simbolizar muitos dos problemas e temas da adolescência. J.D. Salinger expressa de forma única e admirável a maneira que os jovens têm de se comunicar, o que marcou para sempre a obra. O vocalista do Green Day, Billy Joe, leu o livro quando criança na escola e não gostou. Mais velho, decidiu relê-lo. A identificação com o personagem nunca mais largou o cantor. A música intitulada “Who Wrote Holden Caulfield?”  fala sobre o personagem principal do livro. Outros álbuns da banda também remetem a Holden Caulfield.

A referência ao livro mais famosa é também a mais macabra. Quando Mark Chapman respondeu a pergunta de porque matou John Lennon, o perturbado assassino respondeu: “”Leia O Apanhador no Campo de Centeio e você descobrirá porque o fiz. Esse livro é meu argumento”.

A história do autor não é só feita do sucesso de sua principal obra, mas também de um grande mistério: porque, logo após o Apanhador, no auge do sucesso, Salinger desapareceu? O escritor ficou 40 anos sem dar notícias. O mistério tenta ser desvendado no filme “Memórias de Salinger”, lançado ano passado.

Os fãs nunca o esqueceram.

Todos os seus livros não possuem uma única imagem. Em 1953 a coleção “Nove Histórias”, foi  publicada para homenagea-lo. O ilustrador Jonny Ruzzo usa grafite e giz acrílico para dar a vida as histórias.

 

Se as memórias são poucas, os fãs são muitos. Obrigado, J. D. Salinger!