Um garoto de boina fumando um cigarro com uma luva de baseball na mão.

Se esse personagem não é comum a você, deveria ser.

J. D. Salinger foi um escritor americano que nasceu em janeiro de 1919 e morreu em 2010. Sua principal obra “O Apanhador no Campo de Centeio” faz parte da cultura norte-americana, tornando-se um dos romances mais lidos do país. A história é simples: um garoto expulso de mais uma escola voltando para casa.

O livro ficou popular entre os jovens por simbolizar muitos dos problemas e temas da adolescência. J.D. Salinger expressa de forma única e admirável a maneira que os jovens têm de se comunicar, o que marcou para sempre a obra. O vocalista do Green Day, Billy Joe, leu o livro quando criança na escola e não gostou. Mais velho, decidiu relê-lo. A identificação com o personagem nunca mais largou o cantor. A música intitulada “Who Wrote Holden Caulfield?”  fala sobre o personagem principal do livro. Outros álbuns da banda também remetem a Holden Caulfield.

A referência ao livro mais famosa é também a mais macabra. Quando Mark Chapman respondeu a pergunta de porque matou John Lennon, o perturbado assassino respondeu: “”Leia O Apanhador no Campo de Centeio e você descobrirá porque o fiz. Esse livro é meu argumento”.

A história do autor não é só feita do sucesso de sua principal obra, mas também de um grande mistério: porque, logo após o Apanhador, no auge do sucesso, Salinger desapareceu?
O escritor ficou 40 anos sem dar notícias. O mistério tenta ser desvendado no filme “Memórias de Salinger”, lançado ano passado.

Os fãs nunca o esqueceram.

Todos os seus livros não possuem uma única imagem. Em 1953 a coleção “Nove Histórias”, foi  publicada para homenagea-lo. O ilustrador Jonny Ruzzo usa grafite e giz acrílico para dar a vida as histórias.

salinger

 

salinger2

salinger6

salinger7

Se as memórias são poucas, os fãs são muitos. Obrigado, J. D. Salinger!

vindo de outros tempos mas sempre no horário.