Oscar 2019

As histórias secretas da monarquia inglesa em “A Favorita”

By Carolina Faccin

February 21, 2019

A 91ª edição do Oscar está prestes a acontecer no dia 24 de fevereiro, e para preparar você que é fã de premiações (assim como a gente) nós do Newronio estamos preparando uma lista de posts novos para cada um dos indicados a melhor filme.

Além de ser indicado para outras premiações como Globo de Ouro e BAFTA, um dos grandes nomes nessa edição do Oscar é A Favorita. 

A Favorita, filme produzido na Inglaterra, foi dirigido por Yorgos Lanthimos. (mesmo diretor the ‘A Lagosta’) e escrito por Deborah Davis com Tony McNamara. O longa está concorrendo a nada menos que 9 categorias. O lançamento aconteceu entre o meio e o final do ano de 2018 mas ainda se encontra em cartaz dos cinemas aqui no Brasil.

A história é de época se passa na Inglaterra do século XVIII e fala sobre o trono da Rainha Anne (interpretada por Olivia Colman) e seu relacionamento com Sarah Churchill (interpretada por Rachel Weisz), uma Duquesa que é o ‘braço direito’ e amante secreta da rainha. Isso acontece porque Anne está com a saúde prejudicada, e por isso, Sarah governa em seu nome. Mas Abigail Masham (Emma Stone) chega para abalar a relação das duas.

Na verdade, Abigail começa a trabalhar como criada da rainha, porém aproveita algumas oportunidades para tentar conquistar a rainha, sempre a fazendo favores de um jeito charmoso, cheio de gracinhas para cima de Anne, tentando conquistá-la.

As Categorias:

quem: Yorgos Lanthimos

quem: Olivia Colman 

Colman ganhou “Melhor Atriz – Comédia e Musical” no Golden Globes 2019.

quem: Emma stone & Rachel Weisz

quem: Deborah Davs e Tony Mcnamara

quem: Yorgos Mavropsaridis

quem: Robbie Ryan

quem: Sandy Powell

*realmente, figurino de filmes de época são bem caros e requerem muita atenção*

quem: Fiona Crombie e Alice Felton

E também a mais esperada categoria.

O orçamento para produzir um filme de época raramente é barato: o orçamento foi de US$ 15 milhões.

Mas pelas bilheterias, “A Favorita” têm faturado bem mais que isso.

O filme divide opiniões e causa vários sentimentos diferentes, o que é de se esperar do cineasta grego Yorgos Lanthimos.

Um artigo da BBC sobre a real Rainha Anne (monarca na Inglaterra entre 1702-1714) afirma que “Apesar de o que o longa diz, a rainha Anne não tinha uma coleção de 17 coelhos. Tampouco há evidências de que ela tivesse um relacionamento homossexual.” porém… “A obra cinematográfica chama a atenção, no entanto, para uma monarca britânica muitas vezes ofuscada na história do país.”

É uma obra satírica, irônica, com imagens e trilha sonora muito bem produzidas e figurinos muito detalhados, com cenas que podem causar algumas polêmicas ou desconforto. Agora, para concordar ou discordar se ele realmente merece estar e vencer todas essas categorias, só conferindo e esperando pelos *breves* resultados.