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As famosas músicas das infames fases de água

By Lucca Leonardi

November 23, 2017

Desde que existem os games, especialmente os de plataforma, existem as fases de água. Super Mario tem suas fases na água, Mega Man, Donkey Kong, A Lenda de Zelda, Sonic, Crash e até jogos mais recentes como Inside, Uncharted ou Tomb Raider. Mas vamos dizer que nem sempre elas são as partes favoritas dos jogadores. O gameplay pode ser meio truncado e as mecânicas repetitivas, mas tem algo em que elas sempre se destacaram: música.

Musicalmente as fases de água geralmente são o contrário de seu gameplay. A trilha dessas fases são de altíssimo nível, além de super versáteis. Os compositores parecem se inspirar pelo cenário para criarem temas que refletem perfeitamente a sensação que o jogo tenta passar, seja ela de medo, aventura, tranquilidade ou empolgação. Porque a própria água em si pode ser tudo isso. A fase pode ser um naufrágio, um mergulho, uma tempestade, uma batalha, uma viagem e por aí vai.

O Canal Game Score Fanfare, especializado em trilhas de games, contou um pouco da história das músicas aquáticas e sua influência no meio como um todo. Datando desde a primeira música de Super Mario até jogos mais recentes. Afinal, a primeira música composta para o clássico da Nintendo foi a da fase aquática.

O Youtuber comenta como o gameplay também refletiu na trilha. Por exemplo: já que nessa fase Mario não é rápido ou ágil, o compositor Koji Kondo optou pelo mesmo tempo de uma valsa. Enquanto isso, as mecânicas da fase criaram tendências em suas trilhas, como a frequente presença de arpejos por exemplo, para criar uma sensação flutuante.

O vídeo demonstra a evolução das músicas nessas fases, apresentando os compositores e as músicas que impactaram o meio. Uma delas, talvez o principal ponto de virada, foi a trilha de Donkey Kong. Antes, todos compositores de games focavam na melodia, nos arpejos de Koji Kondo, para retratar o movimento dos personagens. Mas David Wise resolveu mudar tudo. Inspirando-se nas trilhas de filmes e do pop dos anos 80, ele focou mais no ambiente da fase do que no movimento do personagem e usou técnicas de produção modernas para abafar e expandir a música, tornando-a mais aquática. É isso que escutamos hoje, ambiente ao invés de melodia. O resultado do trabalho de Wise foi essa obra-prima:

Mesmo que as fases da água não sejam as mais revolucionárias para o mundo dos games, a contribuição delas foi completamente outra, e tão importante quanto. Foram as músicas dessas fases que legitimaram as trilhas de joguinhos como “música séria”, saindo do espectro dos games para o mundo da música.