Já imaginou se você tivesse todos os instrumentos do mundo em apenas um? Pois é isso que a Artiphon está tentando desenvolver já há alguns anos.

Segundo o conceito do Instrument 1, violões, violinos, harpas, bateria, pianos e inúmeros outros poderão ser tocados em apenas um corpo.

Com interface sensível ao toque, o corpo do instrumento possui botões que emulam a experiência de tocar bateria, piano ou instrumentos de cordas, reinventando a experiência de tocar um instrumento.

Veja a seguir a demo gravada com o Instrument 1.

O instrumento está sendo financiado pela plataforma Kickstarter e dos U$75.000 que buscava arrecadar, já conseguiu mais de 500.000 dólares (mais de 200.000 só nas primeiras horas).

O vídeo a seguir é uma introdução ao instrumento, com depoimentos de inúmeros músicos que comprovam e atestam a funcionalidade do gadget.

O instrumento custará 349 dólares e é uma tecnologia boa e barata para músicos que querem novas experiências com seus instrumentos e que buscam aumentar sua gama de sons (uma vez que é mais fácil tocar o Instrument 1 do que um violino, por exemplo).

De certa maneira esse instrumento lembra um pouco o Seabord um teclado modernizado que rodou bastante na internet durante o ano passado. Veja a seguir.

Ou o Continuum, que ganhou certa notoriedade por ter sido utilizado por Jordan Rudess (tecladista da banda Dream Theater) no álbum Octavarium, um clássico do heavy/prog metal contemporâneo. Veja a seguir o tecladista com o instrumento.

No fim das contas, esses instrumentos não deixam de funcionar como os antigos teclados midi ou controladores, que emulam inúmeros instrumentos e timbres, porém com uma interface modernizada.

De qualquer maneira, é uma ótima opção para músicos vivenciarem novas experiências com seus instrumentos e poderem experimentar sons com os quais não tinham contato anteriormente.

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.