O que é arte?
Ok, talvez essa não seja a melhor das perguntas, afinal são infinitas as repostas e quase todas estão corretas.
Vou reformular.
O que é arte para quem é deficiente?
O canal do youtube Great Big Story fez essa pergunta para aqueles que estão no centro de toda essa discussão: artistas que tem limitações físicas.
Primeiro, eles falaram com a Trupe de Artes Cênicas das Pessoas com Deficiência na China, que já se apresentou em mais de 100 países e é muito conceituado. Impressiona qualquer um a habilidade e sincronia do número, ainda mais quando se descobre que todos os dançarinos tem problemas de audição e todos os músicos problemas de visão.
Os dançarinos se comunicam com os professores por linguagem de sinais, e seguem as vibrações que os instrumentos fazem no chão para saber em qual parte da coreografia estão. Os músicos seguem a respiração um dos outros para saberem se vão para uma parte mais complicada da melodia. Tudo é adaptado, e funciona maravilhosamente. Quase todos os membros só tem elogios sobre a iniciativa. As artes só lhes trazem felicidade.
Ainda não satisfeito, o canal foi atrás de Marc Brew, diretor da academia de dança AXIS na Califórnia. Ele é cadeirante assim como muitos outros que fazem as performances de dança contemporânea ali. Sim, aqueles que não controlam as pernas também dançam, e muito bem por sinal. Nas próprias palavras de Brew: “Dançar não é só sobre ficar em pé. Dança é se expressar de dentro para fora. Eu posso me mover com meu corpo, só é diferente.” E seus estudantes concordam, não é necessário andar para passar o que é mais importante na dança: sentimentos.
Mas arte é sobre isso, não é? No final de tudo, não se faz arte sem ter emoção. Muitas vezes temos conceitos habilistas que reduzem os deficientes a somente suas deficiências. Uma pessoa não é nada se não anda, escuta ou vê. Mas não é assim! Pessoas com limitações físicas tem tantos sentimentos quanto qualquer, e tem o direito de querer expressar isso nas artes! O problema é que na maior parte das vezes não encontram maneiras de praticar adaptadas, pequenos empecilhos que facilmente poderiam ser resolvidos e excluem essas pessoas do mundo das artes.
O que é arte para quem é deficiente? A resposta deveria ser “algo tão ilimitado quanto para qualquer outra pessoa.” Quando as barreiras do corpo são descartados e damos a chance para todos se expressarem, vemos obras magnificas serem feitas.
Você precisa fazer login para comentar.