#éoquetemprahj por Mariana Carvalho, 28/07/2010

Acontece em São Paulo, em vários pontos da Avenida Paulista, dos dias 27 de Julho a 30 de Agosto, o File PAI – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – Paulista Avenida Interativa ou Arte Pública Interativa. O projeto de arte pública digital traz obras de arte a olhos de uns, “brinquedos” a olhos de outros: tudo muito interativo, dinâmico e encantador. São trabalhos de artistas de alguns cantos do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido, Japão e também, claro, o Brasil.

Uma das “atrações” é uma onda que vai andando numa pista de aço. A obra é chamada de “Piso”, a criação é da professora doutora Rejane Cantoni e do arquiteto e fotógrafo Leonardo Crescenti. Segundo o próprio site, o “Piso” é “é uma interface interativa desenhada para transferir dados de força e de movimento(…). O modo de agenciar a interface é muito simples: você pisa em uma das duas extremidades da máquina e essa ação produz o deslocamento de uma onda na direção equivalente à ação. Para os outros usuários (não interatores), vale destacar que a onda em movimento levanta a chapa de aço e o conjunto levanta quem ou o que estiver em cima dela.”

O evento tem como patrocínio o Ministério da Cultura e o Santander, e como instituições parceiras o Sesi e o Santander Cultural.

Para conhecer mais sobre o File PAI, basta entrar no site do evento, ver quais são as obras expostas, ir até a Avenida Paulista, escolher o seu destino em um dos pontos situados por lá (Conjunto Nacional, MASP, Livraria Fnac, alguns metrôs e até um ônibus que está circulando por ali) e conhecer os trabalhos pessoalmente. Super indico! Av. Paulista, ai vamos nós!

Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho