Durante uma visita ao Museu do Louvre, o artista e cineasta Julien de Casabianca se deparou com a pintura de uma prisioneira colocada em um dos cantos do museu. Assim ele teve uma ideia: Libertá-la (das grades e daquele canto) colocando-a exposta em uma rua. Por mais que as pessoas não conheçam o pintor ou a pintura, a imagem pelo menos seria vista por pessoas que talvez nunca fossem ao Louvre.
Com isso nasceu ou Outings Project (que tem até no Brasil).
Uma das obras/intervenções do Outings Project no CCBB de Belo Horizonte – MG.
Logo após postar algumas fotos online desse projeto, inúmeras pessoas ao redor do mundo passaram a “colar” pinturas clássicas por cidades como Londres, Barcelona, Chicago, Roma e várias outras. Casabianca, ao ser perguntado sobre a influência de tirar essas obras do contexto e da não atribuição do autor, afirma: “Nós não queremos lhe contar algo que você não saiba e não queremos que ninguém se sinta ignorante. Você só deve sentir que a arte é antiga e foi deslocada, é só ser tocado pela emoção, pela estética e pela arte.”
A seguir, algumas peças do “Outings Project”.
Uma abordagem incrível de Casabianca que pode, além de levar a arte clássica para as ruas, torná-la acessível para quem não pode (ou não iria) ao museu.
Você precisa fazer login para comentar.