Sinapse por Marília Matai, 21/10/2009
Lembra daquele antigo jogo de celular, que nos tirava horas do dia pra ficar brincando com aquela minhoquinha, um jogo chamado Snake ou algo do tipo, seja lá o que for, sei que quase todo mundo achava aquilo de fato interativo. Com o tempo, nós descobrimos também que podiamos fazer pequenas anotações no celular, escrevendo um SMS e o salvando como rascunho…o celular era uma invenção genial da qual facilitava a vida de muita gente.
Sei que hoje em dia, de lembrar daquilo Steve Jobs deve gargalhar bem alto com o seu Iphone nas mãos, que além de possuir todos os atributos tecnológicos que um celular comum tem nos dias de hoje, ainda se destaca pelos excelentes aplicativos que qualquer um que tenha Iphone pode ter, baixando-os pela internet ou comprando nas lojas físicas da Apple. Aplicativos que não param de ser inventados e reinventados como alguns que vocês vão ver por aqui.
Tá…criar musiquinhas pelo celular não é novidade nenhuma, mas fazer disso uma banda já é outra coisa. Através do aplicativo Band, que possui uma coleção de instrumentos virtuais, como: bateria, baixo, piano e guitarra (que podem ser tocados através da tela do Iphone) que 3 estudantes criaram uma banda chamada Iband que faz bastante sucesso pela internet. Confiram o video abaixo que tem um pouco do som deles e mostra como funciona o aplicativo.
Com o Viper, que possui uma ligação através de um aplicativo de mesmo nome no carro, é possível trancar e destrancar o carro, acionar o alarme e até mesmo acionar a ignição. Em qual distância do carro que esse aplicativo funciona? Em qualquer uma.
Pra quem gosta de notícias, através do IActu você tem acesso a 500 jornais de todo o mundo, claro, você tem que pagar pelos jornais, mas pelo outro lado pode organizar seus títulos favoritos e ler os jornais a qualquer hora e em qualquer lugar.
Sua casa está sendo assaltada? Faltou luz? Ocorreu uma enchente? Uma janela ou porta da sua casa foi aberta? Através desse aplicativo você fica por dentro de tudo, mesmo estando distante. Através de câmeras instaladas na casa e configuradas junto ao aplicativo Platinum Interactive é possivel ver em tempo real o que está acontecendo.
Bom, esses foram alguns poucos aplicativos de uma lista que não acaba nunca, e é através da interatividade criada pelos infinitos aplicativos para Iphone que as empresas, que antes migraram das mídias tradicionais para internet, para depois vir para WAP nos celulares, agora querem migrar para os aplicativos para Iphone.
Um exemplo, das milhares de empresas que já fizeram ações e aplicativos para Iphone, é a Starbucks que possui um sistema para fazer o pagamento e escolha do pedido via Iphone. E além disso desenvolveram um game no começo desse ano, onde havia um copo virtual da Starbucks na tela do Iphone que tinha a bebida escolhida pelo consumidor e ele tinha que levar a bebida até a loja mais próxima sem derramar. Esse aplicativo utiliza um sensor do Iphone para simular a bebida balançando dentro do aparelho e assim era possível medir o desperdício da bebida e com base nisso o cliente ganhava um desconto, e se não derrubasse nenhuma gota ganhava a bebida grátis.
Esse é um dos exemplos dentro do 1 bilhão de aplicativos que a Apple já dispõe para Iphone, mas mesmo assim não fica dificil de imaginar sua marca com um aplicativo, fazendo uma ação diferente e com a cara do seu consumidor. Aplicativos para Iphone? Todo mundo quer ter um.
Sempre tive uma dúvida, já que não tenho iphone: Por que as empresas não criam aplicativos para outros celulares? Cheguei a duas conclusões que de acertivas não tem nada.
Tecnologia iPhone
O iPhone é touch, wi-fi e tem uma tela grande. Um dos argumentos para a exclusividade iphone é a tecnologia que ele tem
Público iPhone
Uma marca que faz um aplicativo para o Iphone geralmente é uma marca premium com um target de classe A e esse target de classe A tem um Iphone em suas mãos, portanto é vantagem chamar a atenção desse público que é ligado em tecnologia, design, no hype e através deles disseminar através do boca-a-boca o aplicativo. Portanto, aplicativos são a nova onda que as marcas estão tentando seguir: Simples, baratos e úteis ao consumidor e além disso são um outro meio de comunicação e contato entre marca e cliente.
Twitter @mmatai @NewronioESPM
Você precisa fazer login para comentar.