Sabe aquele silêncio no rádio, de quando você entra no túnel? Bem… este uma hora acaba. Mas em muitas outras ocasiões o silêncio não é apenas uma consequência geográfica. E muitas vezes é também mortal. A ação da DM9 Rio para a Anistia Internacional, que luta por quebrar esse silêncio que mata, procura justamente por fim ao silêncio dos túneis, em alusão ao trabalho da entidade.
A ação itinerante funciona com transmissores em determinados túneis de cidades brasileiras e várias rádios cederam sua frequência para que a mensagem da Anistia entre em seu lugar quando os carros passam por esses túneis.
A ação prova que ainda não foram esgotadas todas as possibilidades criativas para com a mídia do rádio, bem como reitera a forte presença do mesmo na vida dos brasileiros, fato contrário ao que se pensa o senso comum. Ainda não há um meio que seja tão ágil quando o rádio e que exija tão pouco da tão disputada atenção do público.
A ação bastante interessante relembra o primeiro GP do Brasil em Cannes na categoria Rádio, em 2012. Para a revista Go Outside, sobre atividades para se fazer no campo e em qualquer lugar longe do conforto do lar e da cidade, a Talent criou uma rádio “repelente”. A ideia era bastante simples: emitir ondas sonoras de alta frequência que, apesar de não capadas pelo ouvido humano, incomodavam e mantinham afastados os mosquitos e outros insetos indesejáveis.