Sinapse por Christian Michelassi, 15/07/09.
Meu amigo, um dia a gente ainda domina isso aqui. Pelo menos no quesito horas de acesso. Segundo dados do IBOPE divulgados hoje, nós passamos 44:59 min em frente ao computador usando a internet. Ou seja, um aumento de 10% em relação ao mês anterior. E quais são os motivos disso?
Eu tenho duas teorias. Claro que elas podem não estar certas, mas vale a pena a reflexão. A primeira é que sim, nós estamos cada vez mais apegados a web. Por tempos ficamos fechados no nosso país, com conteúdo estritamente brasileiro, televisão fechada, apenas jornais nacionais e a internet abriu a possibilidade de conhecer outros mundos pagando apenas a mensalidade da internet.
A segunda é uma teoria menos romântica desse resultado: Nossa conexão é muito ruim e por isso passamos mais tempo para realizar as mesmas tarefas que os outros internautas fazem, só que em muito mais tempo, devido as conexões ultra-rápidas a preços modestos. (Dêem uma olhada nos preços da Verizon e AT&T nos EUA, Orange no Reino Unido )
Teorias a parte, vamos analisar os dados que o IBOPE levantou quanto aos serviços mais acessados.
O acesso a portais cresceu 22%. Normalmente, o leitor de portais busca notícias, entretenimento e cultura. Tudo isso de graça como é o caso do Terra, G1, Yahoo! ou do UOL, que é pago, mas seu valor não é tão alto. Antes, os leitores desses portais buscavam informação nos jornais, os quais ou eram comprados avulsamente ou pagando mensalidades. Visto que o mesmo serviço pode ser adquirido nos portais de graça, a migração do consumo de jornais para portais pode ser uma explicação do aumento de 22%. Segundo o IVC – Instituto Verificador de Circulação, a circulação da Folha caiu 10,84%, do Estado de S. Paulo 16,93% e no Rio de Janeiro, o jornal Extra teve queda de 25,69%. Essa queda é também reflexo da crise, que fez com que o consumidor buscasse alternativas mais baratas, como os portais.
Vídeos e games caíram 1% e 11%, respectivamente. Pode ser reflexo da nossa conexão também, já que os dois demandam muita banda, a qual não temos de sobra.
O que surpreendeu um pouco foi a queda do uso de buscadores: 1% a menos que no mês anterior. Diria que isso aconteceu principalmente com o avanço das redes sociais. Orkut, Facebook, e principalmente MSN e Twitter possibilitam que o conteúdo chegue até o usuário sem que ele tenha o esforço de buscar. No Twitter, por exemplo, geralmente quem você segue está sempre postando novos vídeos, imagens engraçadas, textos importantes e notícias recém-publicadas. Se você tem uma boa lista de pessoas, você é uma pessoa bem informada, e para adquirir tal informação não será necessária a busca pelos termos Michael Jackson, AF 447 ou Honduras no Google. O conteúdo vem até você.
E claro, conteúdo adulto teve crescimento de 12%, o que confirma, mais uma vez que esse é um dos segmentos mais importantes da internet.
Esses dados só mostram o potencial que nosso país tem frente as nossas tecnologias. Temos pessoas, recursos natuais, recursos intelectuais. Falta estratégia, planejamento e seriedade para que isso aqui fucione, mas potencial temos, e os gringos estão de olho nisso aí.
Opa, me tuíta! @ChrisMichelassi e @NewronioESPM
Você precisa fazer login para comentar.