Sinapse por Lucas Youssef, 11/06/2010
Namorados está há mais de uma semana nos TTs do Twitter. Lindo para os apaixonados. Terror para os que odeiam a data e têm de lembrá-la diariamente enquanto esse surto não passa – amanhã, espera-se. Ultimamente, com tantos egos inflados e relações muitas vezes efêmeras e vazias, fica fácil entender o porquê dessa tag ter tomado conta do microblog.
Tempos de Twitter são tempos de carência. Não há como negar. Quem está escrevendo sobre a própria vida quer visibilidade. É, está todo mundo tentando chamar alguma atenção na rede. Não seria surpresa se essa tentativa de chamar atenção fosse direcionada para um alguém para namorar. Aliás, é o que muitas garotinhas – e não só elas – andam sonhando.
Passar mais um Dia dos Namorados no esquecimento é especialmente duro quando se tem que acompanhar todo mundo que comenta o quanto o dia vai ser especial. Ou especialmente bom quando todo mundo acompanha sua felicidade. Por quê? Quando todos os relacionamentos se desenrolam no meio virtual – por mais que os amantes se vejam todos os dias, sempre sobra um pouquinho de demonstração de sentimento para a internet -, torna-se natural compartilhar. E torna-se mais que natural observar.
Solteiros, como deveria acontecer, surgiu há três dias entre os TTs. A vingança dos que vão ter que suportar um dia inteiro de tweets melosos e declarações. Uma declaração de orgulho – com quê de recalque, às vezes – dos que não-precisam-e-não-querem-namorar. Mas transparece aquela invejinha de quem tem – ou, em alguns casos, pensa ter – algo para comemorar no dia 12…
Seja como for, amanhã é o grande pequeno dia. Namorados e Solteiros. Independente do status do relacionamento, o dia afeta um pouco o lado emocional. O Twitter vai potencializar os efeitos. E aí… Hum, talvez seja um bom dia para encontrar um amor pra toda vida. Ou para ter certeza de que essa coisa de amor é uma grande baboseira. Iludidos, desiludidos e todos que estão entre eles, olho nos TTs. Quem sabe o que vai acontecer?
Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM