Neste ano, os Alcoólicos Anônimos (AA) comemoram 70 anos no Brasil e para representar esse marco a entidade lançou a campanha Amigo Anônimo com o objetivo de atingir o público jovem que está consumindo bebida alcoólica cada vez mais cedo e em grandes quantidades, levando em muitos casos a dependência.

A agência J. Walter Thompson Brasil, em parceria com o time da Creative Shop do Facebook e com o ChatClub, uma plataforma de chatbots da Movile, criou uma central de ajuda para aconselhar os dependentes do álcool, por meio da tecnologia bot do Messenger.

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Assim, o sistema automatizado foi personalizado com depoimentos dos membros do AA para dar vida ao bot e garantir uma interação verdadeira com o usuário. A conversa se inicia com o sistema identificando se a pessoa possui algum problema com a bebida e no decorrer da conversa é oferecido ajuda em como lidar com a doença, suporte para recaídas, além de direcionar para o grupo mais próximo e de orientar amigos e familiares de dependentes.

O chatbot foi realmente importante para as pessoas que possuem medo ou vergonha de procurar ajuda, tanto que os resultados apresentaram números relevantes, já que na primeira semana de lançamento mais de 100 mil pessoas falaram sobre o bot, sendo 60% jovens, além disso o número de pedidos de ajuda no email do AA aumentou de 3 para 39 pessoas por dia e as reuniões dos grupos aumentaram em 20% a participação de novos membros.

A campanha causou um impacto social tão grande e representativo que foi premiada na sexta edição do Facebook Awards na categoria Agir. E o Amigo Anônimo está disponível para todos da comunidade do Facebook e pode ser acessado por meio do Messenger.

Segundo estudos, 8 a cada 10 participantes do Masterchef são publicitários. Se nada der certo...