Sinapse por Flá Nogueira, 23/06/2009 às 15:05

imagem1-newronio

Quem nunca ficou em dúvida antes comprar um produto, pois sabia que ele lhe seria útil apenas uma ou duas vezes? Seja um livro, uma furadeira, uma barraca de acampamento ou mesmo um brinquedo de criança, o fato é que muitas vezes compramos coisas com os dias contados para entrar no armário.

Na Itália e nos EUA, no entanto, algumas lojas tem surgido como uma resposta à essa angústia: Lojas que permitem que você alugue coisas ao invés de comprá-las. Por um lado, uma maneira de economizar dinheiro para quem sabe que vai usar o produto em um período relativamente curto de tempo, e por outro, uma forma de ganhar dinheiro dividindo seus pertences.

Para quem convive com crianças, deve ficar maravilhado (como eu fiquei) ao saber da existência da babyplays, um site no qual você pode alugar brinquedos (em bom estado e esterilizados) para crianças por um determinado tempo. Tenho uma irmã de três anos e cansei de ver seus brinquedos novinhos jogados no quintal porque ela enjoou! (Momento desabafo!)

Agora imagina só poder sempre renovar os brinquedos, evitando desperdício e gastos excessivos?

toys-newronio

Nesse mesmo sentido, imagine-se alugando ferramentas, cortadores de grama, livros, barcos, eletrônicos, carros, roupas, meu Deus!! Estou adorando ver a diversidade de produtos que o site rent-instead oferece! A meu ver, tudo me parece super conveniente para ser alugado ao invés de comprado! Além disso, me parece uma ótima forma de experimentação para quem ainda tem dúvidas de compra.

No site Chegg.com, a proposta é o aluguel de livros e a promessa é que você vai economizar de 65 a 85% utilizando esse serviço. Segundo eles, estudantes estão entre os usuários que mais economizam!

Acredito que essa tendência tem grande potencial de se espalhar! Por enquanto, chega a ser comum o aluguel de roupas, de carros no Brasil.  O site www.aluga.com.br, mencionado por um colega, é um exemplo entre os sites que seguem essa proposta. No entanto, confesso que até então nunca tinha ouvido falar.

Tá dada a dica, portanto, aos que de alguma forma se interessam por esse tipo de serviço!

twittaê! @doremifla@newronioespm