O Tumblr, primo mais novo do Blogspot, cresceu bastante esse último ano: foram criados 100 milhões de blogs desde o lançamento do site. E agora, com a invenção do Babblr – que funciona mais ou menos como o chat do Facebook – usuários poderão conversar instantaneamente pela plataforma do blog, mais uma das tentativas de tirar o Tumblr dos moldes de um blog e re-introduzí-lo como rede social.

Do jeito que está, o Tumblr permite que seus usuários sigam blogs, ♥ posts e adicionem seus próprios comentários em posts de outras pessoas. Existe a opção de envio de “fan mail” que permite que usuários mandem mensagens entre si, mas nada que permita comunicação em tempo real. O Babblr é um aplicativo add-on feito por terceiros, não é oficial do Tumblr, mas que permite a conversação entre seguidores e amigos. Também existe a opção de criar grupos de conversa, o que deixa mais fácil lembrar como você conheceu certas pessoas.

O time por trás do Babblr é composto por Trevor Clarke, Brandon Sowers e Brett Williams, sendo que todos eles também são reponsáveis pelo site de causas sociais “Sevenly”. A ideia que deu base para a criação do chat veio de Clarke, que considera o Babblr uma ótima ferramenta para receber atualizações em tempo reais de todos os seus seguidores.

No momento, quem estiver interessado por se inscrever para testar a versão beta do Babblr, que está sendo liberada em lotes, de acordo com a lista de inscritos. O serviço vai lançar sua versão completa no dia 7 de maio, e nesse dia vai parar de ser gratuito: a utilização do Babblr envolverá o pagamento de uma taxa simbólica e única de US$0,99 para fazer o download da extensão do Tumblr. Até agora 26000 usuários tiveram acesso à versão beta do Babblr, e essas almas sortudas não terão que pagar nada quando a full version for disponibilizada.

Julia. 20. Cursa comunicação social e resolve cubos mágicos. Leva personagens fictícios muito a sério.