Antes de tudo, eis uma grande questão, quem é esse tal de malandro brasileiro?
Malandro é o cara que sabe das coisas, que vive duro, mas sempre dá um jeito de conseguir o que quer, é um cara maneiro, mas acima de tudo, o malandro é filho das classes populares brasileiras que tenta subir na vida, para ter tudo do bom e do melhor.
Mas se você ainda não entendeu quem é esta figura nacional, basta você pensar em uma pessoa ou personagem que represente essa figura. E não existe ninguém que retrate tão bem a figura do malandro brasileiro, como Agostinho Carrara.
Agostinho, ou Tinho para os íntimos, é um personagem da série televisiva “A Grande Família”. O personagem foi interpretado de forma excepcional, por mais de treze anos pelo ator Pedro Cardoso. No seriado, Agostinho é marido de Maria Isabel (Guta Stresser), que tem o apelido de Bebel e é conhecida por ser romântica e caprichosa. Bebel é filha de Lineu (Marco Nanini), o patriarca da família Silva, que é funcionário público e tem a honestidade como seu pilar de vida; Lineu ainda é casado com a Dona Nenê (Marieta Severo), uma mãe coruja, e possuem um outro filho, Tuco (Lúcio Mauro Filho).
Assim, toda a série funciona através das histórias dessa família que é um retrato escarrado da grande maioria das famílias brasileiras, ou, pelo menos, seu estereótipo.
Gustinho sempre está envolvido em alguma trambicagem, ora tentando enganar seus amigos, como o dono da pastelaria do bairro, Beiçola (Marcos Oliveira), ora criando atritos com seu sogro, já que ambos possuem um código de ética totalmente diferente. Enquanto Lineu preza pela integridade moral, seu genro não vê mal em usar o famoso “jeitinho brasileiro” a seu favor.
Agostinho é dono de uma frota de táxis, e, ao longo do programa, os espectadores percebem que ele consegue uma certa ascensão, já que começou do “zero” para se tornar um empresário do bairro. Todas as suas ações tem duas principais finalidades: o bem estar de sua família e o ganho de dinheiro. Gustinho sempre tenta sair por cima e, na grande maioria das vezes, consegue desenrolar uns favores, por meio da lábia e da criatividade.
Na maioria dos episódios, Gustinho soltava uma pérola que se eternizava, como: “Como é que pode no memo dia o cara ser assaltado, sequestrado, assassinado e ainda acabar a gasolina do carro?” .
Agostinho Carrara também virou um ícone no mundo digital, já que sua personalidade marcante rendeu vários memes. O principal assunto que gera um gigante movimento nas redes sociais, é o estilo único do personagem, que, para muitos, já deixou de ser considerado brega, mas virou até mesmo uma tendência. Certas pessoas até brincam que o estilo do cantor britânico Harry Styles é totalmente baseado no estilo do nosso malandro favorito.
Assim, não apenas a personalidade do personagem vivido por Pedro Cardoso faz com que Agostinho Carrara seja considerado o retrato do malando brasileiro, mas sim todo elemento de composição do personagem. Isto é, suas falcatruas, seu estilo ousado e até mesmo seu amor pela sua família, faz com que o personagem seja a representação escarrada de tal figura nacional, que, acima de tudo, é o símbolo do carnaval, da alegria, da ousadia e, claro, da criatividade.
Você precisa fazer login para comentar.