Contexto
Recentemente, a Netflix divulgou um teaser do “anime” (chegaremos lá) de Scott Pilgrim que, finalmente, recebeu o título oficial de Scott Pilgrim Takes Off. A animação é uma nova adaptação dos quadrinhos homônimos de Bryan Lee O’Malley, de 2004.
Em 2010, recebemos duas adaptações da obra original: um Game chamado Scott Pilgrim vs. the World: The Game e o filme Scott Pilgrim contra o Mundo dirigido pelo Edgar Wright; ambos contam a história dos quadrinhos, mas cada um do seu jeito único e peculiar e, na minha opinião, ambos de forma fenomenal.
Sinopse
Tanto na obra original dos quadrinhos, quanto no game e ainda no filme, conhecemos a história de Scott Pilgrim, um jovem de 22 anos que vive em uma Toronto gamificada e é baixista de uma banda de rock chamada Sex Bob-Omb. Em uma festa, ele acaba por encontrar Ramona Flowers, literalmente a garota misteriosa que apareceu nos seus sonhos e acaba se apaixonando. O que ele não esperava é que precisaria enfrentar a Liga dos Ex-Namorados super-poderosos que não deixam a moça ter um relacionamento com Scott.
Elenco e Questões Técnicas
Na prévia, temos um vislumbre da trama de Takes Off e é possível perceber que o visual marcante do longa de Edgar Wright foi bem traduzido para a animação; tendo em vista que o cineasta é um dos produtores executivos da série, podemos ver que a obra está em boas mãos. Também descobrimos a longa lista de astros do filme que retornarão em seus papéis:
- Michael Cera como Scott Pilgrim
- Mary Elizabeth Winstead como Ramona Flowers
- Ellen Wong como Knives Chau
- Alison Pill como Kim Pine
- Johnny Simmons como Young Neil
- Brie Larson como Envy Adams
- Chris Evans como Lucas Lee
- Satya Bhabha como Matthew Patel
- Kieran Culkin como Wallace Wells
- Brandon Routh como Todd Ingram
- Aubrey Plaza como Julie Powers
- Jason Schwartzman como Gideon Graves
- Mark Webber como Stephen Stills
- Anna Kendrick como Stacey Pilgrim
- Mae Whitman como Roxy Richter
O autor dos quadrinhos, Bryan Lee O’Malley servirá como showrunner da série ao lado de BenDavid Grabinski. A série também terá canções inéditas da banda Anamanaguchi e a direção está a cargo de Abel Góngora, que dirigiu o episódio 6 de Star Wars Visions (2021), T0-B1 (o que faz referência ao Astro Boy).
Considerando que os quadrinhos originais possuem 6 volumes com uma média de 301 páginas por volume, que o tempo médio para zerar o modo história do jogo é de mais ou menos 2h30, que o filme comprime toda a história em 1h52 e que temos uma previsão de 8 episódios, podemos supor que vamos finalizar a história com alguns conteúdos extras em uma temporada única.
Conclusão
Mas afinal, Scott Pilgrim Takes Off é um anime ou não? No Brasil a palavra “anime” serve para definir as animações feitas no Japão, entretanto para os japoneses todo e qualquer tipo de animação é considerado um “anime” independentemente da sua nacionalidade. Na minha definição, toda a animação oriental que tem o japonês como idioma original é um anime e toda a animação ocidental que tem outra língua como idioma original é uma animação.
Só que Takes Off é um caso especial, visto que a obra tem realização do estúdio japonês de animação Science SARU responsável por títulos como Devilman Crybaby (2018), Keep Your Hands Off Eizouken! (2020) e dois episódios de Star Wars: Visions (EP06: T0-B1 e EP09: Akakiri) que também são animes, ao menos na sua primeira temporada onde todos os episódios são feitos por estúdios japoneses e possuem o japonês como idioma original
Então, com base nos meus critérios, podemos dizer que Scott Pilgrim Takes Off é mais anime do que “animação”, pois, apesar de ter o inglês como idioma principal, todo o resto será feito no Japão.
O anime Scott Pilgrim Takes Off estreia dia 17 de novembro de 2023 na Netflix.
Isso é tudo por enquanto, obrigado por ler e até a próxima!
Você precisa fazer login para comentar.