Ação de Doritos no Brasil!

By precogs

October 21, 2008

Os executivos da Pepsico Brasil devem acreditar piamente que rola uma força sobrenatural que fez as vendas de Doritos crescerem 40% no país, sem que a empresa tenha feito o mínimo de comunicação.

Na verdade, o salgadinho é pouco explorado pela subsidiária brasileira. O produto tem uma forte imagem de marca, é amado pelos seus consumidores e pertence a uma empresa de bastante credibilidade e líder no setor.

Lá fora, o Doritos tem uma comunicação bastante forte e inovadora, que passa o conceito da marca e faz com que seus consumidores sejam ainda mais fiéis. Dentre outras várias ações, a Pepsico fez uma promoção na qual os consumidores enviavam comerciais criados por eles mesmos e o vídeo vencedor foi veiculado no Super Bowl.

Você ficou impressionado? Ah… mas o que é o Super Bowl para uma empresa que já veiculou comercial no espaço? Sim queridos, e-s-p-a-ç-o. Outro vídeo, vencedor de um concurso no estilo do que eu acabei de citar, foi transmitido para estação espacial européia EISCAT que enviou o sinal para um sistema solar localizado a 42 anos-luz da Terra.

Agora a pergunta: por que no Brasil nunca rolou nem um comercialzinho de 30 segundos na TV? Cá entre nós, falta de verba não é. Bom, o fato é que a Pepsico percebeu a força de seu produto aqui no país e resolveu chegar com tudo, but… a fábrica da Elma Chips pegou fogo e eles tiveram que tirar todos os novos produtos e, conseqüentemente, as campanhas do ar.

Agora que as coisas tão voltando ao normal para a gigante dos salgadinhos, as campanhas começam a aparecer aqui no Brasil e com o jeito cool que é inerente ao Doritos.

Em primeiro lugar, os participantes da comunidade do Orkut “Queremos Doritos 5Kg” receberão o produto exatamente do jeito que eles desejam: em pacotes de nada mais nada menos que CINCO quilos. Haja Doritos!

Além disso, a Pepsico criou uma promoção na qual os consumidores devem adivinhar quantas tortillas têm no pacote de 132 kg e 3 metros de altura que contém o produto – de verdade –  e que está pendurado em algum lugar que eu ainda não descobri onde. As imagens do super pacote serão transmitidas no site, ao vivo, a partir do dia 21/10.

E mais uma vez, voltando àquele papo de comunicação integrada e conceito de campanha, o pacote de 132 kg reforça o posicionamento da marca. O Doritos, nesta sua nova fase brasileira, quer ser visto como um produto para ser consumido com os amigos, em momentos de descontração. E nada melhor que um super pacote para juntar os Doritos’ Lovers.

Marcela Alvarez, 21 de outubro às 16:15h.