Enquanto no passado um poster bem desenvolvido e trabalhado era a melhor forma de trazer o público para as grandes salas de cinema de todo o mundo, o trailer virou a melhor maneira que encontramos de faze-lo nos dias de hoje.

O que faz um trailer bem executado? Instigar nossa curiosidade não é uma tarefa muito fácil, principalmente com o excesso de trailers que muitas vezes são criados para fazer um hype, mas chegamos ao ponto que há muitos trailers para um determinado filme e isso pode acabar com toda a experiência.

5114373-1220653748-tumbl

Por um lado grandes blockbusters lançam inúmeros compilados, que são bem produzidos e cativam como é o caso de Esquadrão Suicida, mas muitas vezes não é preciso de muito para tornar um filme uma mercadoria atrativa para os entusiastas.

A produtora A24, sediada em Nova Iorque, ficou conhecida por fazer trailers para filmes, em sua maioria mais indie, de uma maneira que seja a medida certa para vender uma ideia e projeto para o público.

Entre os trailers já feitos pela equipe estão O Homem Duplicado, Locke, Sob a Pele e Ex Machina.

exmachinsert5

O diferencial da produtora está na maneira como ela constrói, dentro do tempo de um trailer, nuances que sejam capazes de contar um pouco para o público.

Uma característica bastante presente em seus trailers é como eles transpõem o roteiro em poucos detalhes da narrativa e não entregam muito, dessa forma queremos saber ainda mais sobre o filme que está por vir.

No trailer de Sob a Pele, conhecemos muito pouco sobre o personagem de Scarlett Johansson, temos apenas alguma breve noção do que é seu papel nessa narrativa que mistura sci-fi com um thriller.

Outra maneira de tornar um filme ainda mais instigante é a forma como o estúdio usa da trilha sonora para compor um tom próprio que simboliza o filme em si. Dessa forma, eles juntam o que a narrativa propõe com uma música tema para aquele filme.

Em The Lobster, a proposta do estúdio está bem clara em criar um tom mais formal para a narrativa, então a música clássica se assemelha a proposta de enredo amoroso bastante peculiar.

Deixar o papel nas mãos da atuação é outra maneira que eles encontraram para tornar o filme uma grande peça de comunicação também.

Em O Quarto de Jack temos um trailer completamente focado na química entre Brie Larson e Jacob Tremblay e com poucos momentos com algum tipo de trilha sonora.

Enquanto muitos estúdios ainda acharem que a forma certa para atrair o público está em contar todas as grandes sacadas de seus filmes ou nos lotar com inúmeros trailers, teremos cada vez menos vontade de olhar para a tela e focar no nosso celular.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.