É provável que todo mundo conheça a história do boneco mentiroso mais famoso do mundo, o Pinóquio. Mas, na verdade, o que todos nós conhecemos é a versão infantil escrita por Walt Disney em 1940. O sucesso produzido por Walt popularizou a história de uma maneira tão grande que poucos realmente sabem a verdadeira história por trás da versão para crianças que dominou o mercado do entretenimento.

Mas o diretor Matteo Garrone resolveu produzir uma versão cinematográfica da história original escrita em 1883. O filme conta com o cineasta Roberto Benigni como Geppeto e o ator Federico Ielapi como Pinóquio. Veja o trailer:

Chocante não?! Essa versão conta com uma história sombria vida de Pinóquio. As expectativas de comédia doce e ensinamentos que Walt Disney tentou retratar em sua versão foram totalmente quebradas pelo terror e pavor que Matteo Garrone retratou no longa. Mas afinal, qual é a verdadeira história do boneco mentiroso?

Pinóquio, história publicada nos jornais da época, foi originalmente escrito por Carlo Collodi, no século XIX com um desenrolar sombrio sobre uma madeira falante que foi dada de presente para Gepeto por seu melhor amigo. Enquanto na história popularizada, a ambição do velinho era um tanto romântica, já que queria transformar o boneco em um filho, na história de Carlo o objetivo se baseava na ganância, já que a ideia de Gepeto era usá-lo de marionete nos shows de entretenimento para ganhar bastante dinheiro.

Circunstâncias parecidas entre as 2 histórias é a característica trapalhona de Pinóquio e sua maneira de sempre arranjar uma confusão. Só que enquanto na versão Disney os problemas vão se resolvendo com ensinamentos, na versão de Coloddi a morte vai sendo uma artimanha para complicar ainda mais a vida de Pinóquio. A traição, a desconfiança e a obscuridade são aspectos que regem praticamente toda a história, e o final então?!! Simplesmente inacreditável! Vamos esperar para ver se Matteo Garrone irá retratar o final que Coloddi lançou de primeira, já que o público da época exigiu uma modificação de final de tão pesado que era!

É clara a diferença entre os dois Pinóquios retratados. O mais antigo, talvez, com o intuito de uma denúncia social de uma maneira mais macabra e chocante, já o de autoria de Walt Disney fazendo uma denúncia de forma mais infantilizada já que tem o público voltado para as crianças.

Agora só nos resta esperar essa retratação cinematográfica inédita desse Pinóquio macabro!