IMPORTANTE:
Dê play nesse vídeo e deixe rolar enquanto lê essa matéria.
A selfie é um fenômeno que vem tomando conta das redes sociais já há um bom tempo.
Ela também elevou o mau-gosto na internet a um nível alarmante, como no caso da cidadã que fez uma delas no velório do falecido candidato Eduardo Campos.
E a cidadã dentro do lixo.
Além disso (só pra você ver que piora), duas correntes popularizadas pelo Instagram recentemente foram as chamadas “After sex” (que consistia em casais que postavam fotos logo depois de se… Hum… De se “amarem”- eufemismo, belê?) e também a dos motéis de São Paulo que fizeram um concurso em que os frequentadores tiram fotos dentro da suíte dos estabelecimentos participantes.
O vencedor ganharia 25 convites para motéis até o fim desse ano.
Abaixo, um dos exemplos mais comportados que achamos internet afora.
Buscando entender esse fenômeno, o site youpix foi a rua perguntar para as pessoas o motivo de elas fazerem selfies.
Segundo a matéria do site, mais de 50% das pessoas já fizeram uma selfie e os lugares em que são mais populares são E.U.A., Canadá e Austrália.
Abaixo, algumas fotos do trabalho feito pelo youpix. A matéria completa pode ser conferida aqui.
Essa última foto acaba chamando atenção para um estudo feito pela Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia.
Eles fizeram um teste com seus alunos levando-os a um museu e deixando uma parte deles fotografar a visita e a outra não. O resultado obtido foi que a parte que não pode fotografar armazenou maior quantidade de informações do que a que pôde registrar.
Esse estudo pode ser linkado com uma das doenças acarretadas pelo uso da internet, o Efeito Google.
Sua descrição sugere que nos vemos menos obrigados a reter informações quando sabemos que elas podem ser facilmente acessadas com buscas fáceis (no Google, por exemplo). Nesse último exemplo, ao invés de recordar, é mais fácil que essas fotos se percam em meio a outras milhares de fotos armazenadas no computador.
Sendo assim, por uma questão de memória e de bom gosto, é melhor deixar algumas lembranças registradas apenas na memória. Principalmente em motéis, né?
E como a capa foi uma selfie felina. Uma selfie canina para terminar.
Você precisa fazer login para comentar.