Publicidade

A rivalidade das marcas

By Victoria Carneiro

June 07, 2016

Se você acha que rivalidade está restrita à estádios e concursos, você está errado. Marcas, agências e heavy users sempre pareceram estar em um eterno jogo de provocações.

Geralmente esses confrontos se dão em forma de “guerras de publicidade”, onde um dos lados faz uma campanha provocando o concorrente, que pode responder ou apenas ignorar e, algumas vezes, a competição envolve mais marcas.

Apesar de arriscada, a tática promove a curiosidade do público, ou seja, quanto mais acirrada a troca de ataques, mais chances de viralização, cumprindo o objetivo da campanha.

E se você acha que os filmes atuais de super heróis dividem o público, ou tem qualquer dúvida da efetividade desse tipo de publicidade, observe uma discussão entre fãs da Coca Cola e fãs da Pepsi.

Seguem alguns exemplos dessas Ad Wars:

A guerra de prints entre as quatro empresas aconteceu em 2006, começando com o prints da BMW, seguido pelo da Audi, Subaru e por fim, Bentley.

A eterna discussão de qual sistema é melhor resultou no comercial “Get a Mac” da Apple em 2006. Dois anos depois a Microsoft respondeu com a campanha “I’m a PC”.

A rixa eterna entre as duas marcas de refrigerante é de longa data, geralmente começando do lado azul do confronto. Apesar dos vermelhos não responderem a muitas provocações, mas os fãs da marca trataram de responder à altura.

As redes de fast food já trocaram vários tiros durante anos, a mais recente foi a campanha “#McDriveKing The Directonal Billboard“, que logo teve resposta do Burguer King com um final alternativo.