Sinapse por Renan Neiva e Mariana Carvalho

O comércio eletrônico, onde todos podem pesquisar em quais webstores os produtos estão mais baratos, onde todos podem conversar em fóruns para discutir com outras pessoas quais são os sites que vendem com um preço menor e quais são confiáveis, provoca um desafio maior para quem quer montar uma loja online: Como se destacar nesse mundo virtual que é EXTREMAMENTE competitivo e concorrido?

Alguns inovadores do comércio eletrônico podem ajudar a responder essa questão.  Destacarei três: Matt Rutledge, Júlio Vasconcelos e seu sócio Alex Tabor.

Matt Rutledge e seu Inovador Woot: Matt, um americano que em 2004 fundou um uma loja virtual que vende um único produto por dia com um preço barato, muito barato! Indecentes nos preços. A Woot nasceu originalmente para ser a loja virtual dos produtos que não giravam no estoque da distribuidora de Matt. Todo varejista e atacadista que se preza vai para cama todos os dias pensando em como resolver o problema dos produtos que estão envelhecendo no estoque. Matt então lançou a Woot, uma loja virtual que nasceu para vender os produtos com acumulo de estoque da sua distribuidora; e depois passou a comprar e vender produtos com acúmulo de estoque em outros distribuidores e varejistas. Hoje, os caras vendem produtos que ninguém quer vender por preços que ninguém vende porque simplesmente ninguém presta atenção a esses produtos “encalhados”.

Para não terminar com a mesma problemática que os atacadistas e varejistas têm – o aging de estoque (ou acúmulo de estoque), os caras aboliram essa prática, e vendem um produto por dia. Termina o dia, terminam as vendas do produto do dia. Ou seja, a Woot não precisa ter produtos em estoque para atender a vontade eventual dos clientes que “podem” aparecer na loja ou não.  Matt deixa bem claro : “não estou no negócio de “varejo de descontos e promoções”, o meu negócio é resolver os problemas de estoque que o varejo e atacado enfrentam no seu dia-a-dia”.

Basicamente, a idéia da Woot é “Se você é um atacadista ou varejista e tem um produto envelhecendo no estoque, manda prá cá. Se o produto for bala e as condições forem agressivas, nós temos um canal de vendas poderosa que compra produtos que não são best-sellers. Produtos que não “saíram” não é produto ruim. Produtos com acúmulo de estoque são produtos que simplesmente não encontraram lugar nas prateleiras ou na mente do comprador ou vendedor para girar no ponto-de-venda. A Woot criou esse espaço. “O marketing que nós fazemos é sobre entreter o cliente, não vender o produto”, disse Matt. Milhares de compradores regulares e visitantes acessam o site todo dia, pouco antes da meia-noite, e começam a clicar freneticamente o botão atualizar para serem os primeiros a comprar a oferta anunciada. O número de unidades em estoque não é anunciado até que se esgote. Com itens sendo vendidos por aproximadamente 1/3 do preço, 27% das vendas ocorrem na primeira hora após a oferta ir ao ar.

Hoje, a Woot vende desde eletroeletrônicos até vinho e camisetas,  e foi comprada pelo grande Amazon, mas segundo Matt, o plano é continuar a administrar os negócios da mesma forma como foi feito até hoje, somando uma “pessoa” ao esquema hierárquico, só que com a diferença que essa “pessoa” tem um poder de compra e venda de US$ 1 bilhão.

Júlio Vasconcelos, Alex Tabor e seus 1 milhão de clientes do tentador Peixe Urbano. Ambos brasileiros, criaram o site Peixe Urbano: um serviço de compras coletivas com foco no mercado local. O site funciona assim: o usuário se cadastra e informa sua cidade, posteriormente, ele passa a receber diariamente informações sobre descontos na sua cidade (de 50 a 90%); Caso um número definido de compradores na cidade seja atingido, os descontos passam a valer; Caso seja fechado um grupo de compras, a empresa recebe uma comissão sobre as vendas efetivadas.

O Peixe Urbano tem foco em serviços: são ofertas de restaurantes, spas, cursos, shows, entre outras coisas. Segundo Júlio, “O Peixe Urbano é o que tem de melhor na cidade da pessoa, o que faz com que a nossa newsletter seja um veículo de comunicação bem-vindo pelo assinante que quer ficar antenado na cidade. Isso ajuda o assinante a experimentar alguns dos estabelecimentos que sugerimos, graças aos super descontos”.  O Peixe Urbano caiu no gosto dos internautas brasileiros, principalmente os que não resistem ao  um desconto.

A Woot, Peixe urbano, entre outros sites, como o Groupalia, Groupon, Clube Urbano e Imperdível, que inovam na forma de vender, ainda têm muito a ensinar sobre a arte das vendas.

Que venha novos empreendedores!

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