A quebra da quarta parede é um recurso muito utilizado no teatro, em séries e até mesmo nos cinemas. Este atributo representa a barreira entre o cenário e o personagem, ou seja, o mundo da ficção e o da realidade. A sua grande importância é trazer uma maior interação com público, assim, tornando-se uma das principais características da obra.

Logo que é pensado em uma obra que interage com o público, vários nomes vêm em nossas cabeças, mas talvez a mais bem utilizada e mais rentável dos últimos anos, é o filme Deadpool.

Quebra da quarta parede. A quarta parede é uma convenção na qual… | by  Rodrigo Romanowski | Tendências Digitais | Medium

Deadpool é um filme de super herói nada tradicional, lançado em 2016, trazendo as aventuras supercômicas, trágicas e fora do comum, de Wade Wilson um ex- militar das forças armadas que descobre um câncer, até a primeiro momento letal. Mas com a ajuda de super vilões, ou como ele mesmo declara, super babacas, o curam e tornam-no em uma máquina de matança.

Ryan Reynolds faz de Deadpool, um marco de uma geração, um dos super heróis mais ousados, cômicos e letais dos últimos tempos. A grande característica dessa obra que rendeu mais de dois filmes e o terceiro da série já está sendo produzido, é o humor ácido que quebra a quarta parede, assim, conversando com o público e fazendo piadas que a primeiro momento não fazem sentido dentro do seu universo, mas despertam nos espectadores um sentimento único e hilariante. Um grande exemplo disso, são as piadas com as grandes fracassas da carreira do próprio Reynolds, como o Lanterna Verde, para muitos o pior filme de sua carreira.

Ainda, não falta coragem aos produtores do filme que zoam até mesmo o próprio estúdio, falando que a falta de dinheiro faz da produção capenga, convocando heróis de segundo escalão como coadjuvantes.

Deadpool 2 - Ryan Reynolds revela que quebrou, literalmente, o Cérebro dos  X-Men!

Mas a quarta parede pode ser utilizada para descontrair até em filmes com assuntos sérios, pesados ou difíceis, como em A Grande Aposta. O filme aponta a maior quebra da bolsa de valores de Nova York, que ocorreu em 2008, e gerou um colapso no mercado imobiliário, fazendo com que diversos bancos fechassem. Assim a obra tem a missão de explicar com o máximo de detalhes possíveis sobre questões financeiras e os cenários do mercado financeiro da época.

Em um certo momento do filme, onde diversas informações e termos técnicos já foram mostrados, Margot Robbie, entra em ação dentro de uma banheira e explica certos termos de maneira fácil e descomplicada.

Margot Robbie The Big Short | Cinema, Oscar e Afins

A quebra da quarta parede, quando utilizada com destreza e eficácia, rende muitos ganhos. Um exemplo disso, foi a série Fleabag, que faturou quatro Emmy’s (Melhor roteiro de comédia, melhor direção, melhor atriz de comédia e melhor comédia) e dois Globos de ouro (Melhor série de comédia e melhor atriz de comédia.)

Criada, escrita e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge, a obra fala sobre a vida de uma mulher de 33 anos e todos os seus dramas profissionais e pessoais. Ela tem um jeito muito único e particular de entreter o público, sendo que a cada tragédia que ocorre, ela desdenha da situação ou sofre junto com o telespectador, fazendo assim, do público seu maior cúmplice.

Fleabag' e o que ainda há de original a se dizer sobre o amor | Opinião |  EL PAÍS Brasil

Fleabag certamente não é uma série britânica nada tradicional e até mesmo entrou na refinada lista de preferidas de Barack Obama.

Muito bem contada, o auge da série chega quando um outro personagem percebe a quebra da quarta parede, sendo que ele pressiona Fleabag para saber com quem toda hora ela se comunica, tornando assim muito mais engraçada a situação.

Portanto, a qiebra da quarta parede é um recurso que vai muito além de apenas fazer uma brincadeira com quem está assistindo, mas exerce um papel de enaltecer a obra. Se é para explicar algo ou tornar o espectador mais próximo do que está assistindo , quando usada corretamente torna-se uma fôrmula de sucesso e ainda faz da obra uma referência no setor.

Utilizo das palavras, para retratar meus sentimentos e gostos mais profundos.