A modinha do Cover

By B.Young

April 26, 2010

Sinapse por B.Young

All my single ladies, all my single ladies, all my single ladies…grande sucesso da cantora Beyoncé com suas duas dançarinas  de fundo e a dança frenética que todos usaram, imitaram e abusaram.  Daí, o caro leitor diria: essa música é de dois anos atrás. Eu sei, mas é daí que começa a minha análise. Percebeu que hoje o cover se tornou uma coisa tão normal  e principalmente no youtube, você acha todo tipo de covers. Mas vamos primeiro descobrir suas origens.O termo “versão cover” ou simplesmente cover, é uma regravação de uma canção previamente gravada. E claro, que se você imita a música original, o autor desta vai meter um processo judicial em cima de você. Mas, calma, o mundo não é tão cheio de restrição. A lei de direitos autorais te dá a possibilidade de você fazer um cover se na canção mencionar o nome do comporsitor ou artista original. E mais, o cover pode apresentar diferentes arranjos em relação à versão original. Exemplo disso vem  diretamente do youtube com a dupla Pomplamoose que fizeram um cover do hit Single Ladies (Put a ring on it).

Há casos que o cover ajuda o aspirante a cantor tornar-se realmente um artista de sucesso dentro da indústria musical, é o caso do cantor juvenil Justin Bieber que teve seus vídeos das suas apresentações postados no youtube, fazendo covers de Justin Timberlake, Chris Brown e Usher, artistas renomados no estilo R&B.

Mas quem disse que o mundo apenas vive de covers? Existem paródias de todos os tipos, e claro, sempre pegando um artista que está bombando no mundo musical. Como é o caso da Lady Gaga.

Por fim, temos as regravações de músicas famosas inseridas em programas e séries televisivas como  o Glee, série norte-americana de gênero musical que fez uma vesão cover de Madonna com seu antigo hit Vogue.

E com tudo isso concluimos que os covers do mundo inteiro só ajudam a deixar uma música mais famosa ou um artista mais famoso/a, ou seja, mais um mecanismo de comunição para promover algo.

Quer mais? Como diriam os profissionais do telemarketing:  para mais informações entre em contato conosco pelo Twitter:@NewronioESPM @BeYoung1990