#éoquetemprahj por Thássio Marcelo

Sim, o Newronio viu o tão aguardado Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1. A saga mais famosa e lucrativa do cinema está chegando ao seu fim com grande estilo. Já em seu primeiro fim de semana de exibição o filme lucrou o equivalente a $330 milhões, tudo graças a seus fans de todo o mundo.

Para quem é um cinéfulo como eu é quase impossível não sentir toda essa vibe que o filme do bruxinho promoveu com a expectativa do fim da saga de uma década. A magia de Harry Potter não fica restrito apenas ao filme, que vamos combinar, deu um show de efeitos especiais, fotografia e soundtrack. Toda uma indústria tem aproveitado o sucesso da saga, seja com licenciamento de produtos, notícias, entrevistas, festas e parques de diversões. Todo mundo quer sentir um pouco parte desse mundo.

O diretor David Yates finalmente ouviu seus fans e fez um filme fiel e denso com a história do sétimo e último livro da saga. Para aqueles que apenas acompanhou Harry pelo cinema pode parecer que o filme é enrrolado e lento nos acontecimentos, mas para os leitores dos livros ele é cheio de surpresas e fiel aos detalhes que tanto faltou nas versões anteriores. E o que ajudou a empolgar os dramas do filme e seus momentos tensos foi a maravilhosa trilha sonora do compositor Alexandre Desplat. Ela simplesmente deu um incremente na trama trazendo momentos de tirar o fôlego.

Nesse filme Harry Potter conseguiu atingir o imaginário dos mais adultos que antes via o bruxinho como um orfão indefeso, mas agora ele se comporta como um homem cheio de responsabilidades. Tem correria, lutas, brigas, vôos e beijos tudo junto em 2h30 de longa. Yates fez um filme facilmente comparável a sucessos do cinema como Senhor dos Anéis e Matrix, daí a familía toda vai ao cinema e não somente os teenagers que cresceram com Harry.

Quem viu as Relíquias da Morte parte 1 já está na contagem regressiva para a segunda e última parte, com extréia prevista para julho de 2011. Há quem diga que o último duelo entre Harry e Valdemort vai ser a bilheteria que irá desbancar Avatar. Alguém duvida?

Twitta aí: @NewronioEspm @Thassio_Marcelo