Enquanto muita gente discute aspectos técnicos das impressoras 3D e suas limitações éticas, como se elas podem ser usadas para imprimir armas de fogo ou se seria ético imprimir outra impressora dentro dela, tem muita gente usando essa tecnologia para coisas bem mais humanas.

O que ainda pouca gente entende é que a impressão 3D não é somente uma maneira barata e rápida de se obter moldes tridimensionais em relativamente pouco tempo: ela pode, quase literalmente, fazer cegos verem.

Como assim?

Oras, fotografias e diversas imagens eram inacessíveis para deficientes visuais, cabendo a quem as via relatar-lhes o que representavam no papel. Já pensou em quantas pessoas que, por não enxergarem, são incapazes de reviver os momentos impressos em uma fotografia, ou mesmo em um vídeo sem áudio?

Como seria sua vida se VOCÊ fosse incapaz de acessar partes da sua memória vivida? Nada legal, com certeza.

E não é só o passado que acaba prejudicado: fotografias de destinos turísticos e até mesmo imagens de ultrassom dos tão aguardados filhos.

A nova campanha da Mood para a Huggies tentou o quase impossível: fazer com que mães sem o sentido da visão pudessem saber como seus filhos estavam se desenvolvendo.

Como isso foi feito? Oras, impressões tridimensionais dos bebês.

Quando achamos que já não há formas inovadoras de se apresentar conteúdo para pessoas normais, basta lembrar que ainda há muita gente que não tem assim um formato que os contemple perfeitamente estabelecido.

Minha barba. Minha vida.