Uma das etapas mais importantes em um filme é o som, é ele que normalmente traz a magia para as telas. Sons mais altos por exemplo são usados para cenas com mais ação, sons mais baixos para cenas mais intimistas, então, pensando por esse ponto, o que um filme de pura tensão e terror e em silencio nos faz sentir?

O filme Um Lugar Silencioso, lançado este mês, trabalha justamente com esse conceito de trazer o terror no silêncio. A história conta como uma família se adaptou a um mundo onde não se pode fazer sons altos, se não animais/monstros bizarros e super sensíveis a sons os matam. Os supervisores e editores de som do filme Erik Aadahl e Ethan Van der Ryn contam como foi uma oportunidade e ao mesmo tempo uma dificuldade produzir os sons do filme.

Os editores conseguiram fazer com que esse filme fosse totalmente diferente dos outros mainstreams de terror. Eles precisaram trabalhar com o pouco som que podiam usar, e resolveram focar em coisas simples do dia a dia da família como andar e não pisar em folhas para não fazer barulho, jogar dados em cima de um tapete ao invés do chão, e coisas desse tipo, que fazem com que a audiência perceba o quão difícil é viver sem fazer barulho algum.

Esse efeito que o filme causa é espetacular, ele faz com que a própria platéia fique em silêncio estático com medo de prejudicar os protagonistas. Por conta disso, as cenas de mais ação onde aparecem os tais monstros por exemplo, acabam sendo extremamente tensas, pois os mesmos tem uma percepção de som milhões de vezes mais aguçadas do que um humano, e os produtores tiveram que representar isso no filme também, ou seja, são contrastes de momentos com literalmente um silencio absoluto, para momentos de alta percepção de som.

Os editores de som também aconselham para aqueles que forem assistir o filme em suas casas, que desliguem todos os aparelhos e objetos que possam fazer algum tipo de barulho, e de preferencia, usem um fone para terem a experiência completamente incrível e tensa que Um Lugar Silencioso proporciona.

O filme está em cartaz nos cinemas e você pode conferir o trailer aqui:

sou legal mas nem tanto.