Jurassic Park se tornou um dos maiores clássicos do cinema, então, não há a menor necessidade de provar sua qualidade e importância para o cinema. Mas, você sabe o que torna esse filme tão importante?

Nesse post vamos passar por alguns elementos, que fazem Jurassic Park ser realmente um divisor de águas nos filmes de ficção científica e efeitos especiais.

Desde 1993, quando o filme foi lançado, os efeitos de CGI evoluíram de maneira inacreditável, agora, nós conseguimos refazer atores que já se foram, dar vida a criaturas fantásticas e até mesmo criar mundos, mas isso teve que começar de algum lugar não é?

O filme, dirigido por Steven Spielberg, não se apoiou apenas na computação gráfica para fazer os lagartos gigantes, além do CGI, a técnica de Stop Motion e até mesmo animatrônicos foram utilizados!

O canal “kaptainkristian” fez um vídeo excelente explicando e detalhando o processo dos efeitos visuais de Jurassic Park.

Deixando agora os efeitos especiais um pouco de lado, mas não saindo completamente da parte tecnológica dos bastidores de Jurassic Park, vamos falar sobre a fotografia e o enquadramento do filme e como eles refletem na narrativa.

Embora Jurassic Park seja classificado em primeiro lugar como aventura, ação e ficção científica, da para perceber que existem muitos (muitos mesmo) aspectos de um filme de terror e suspense no filme, como, por exemplo, a clássica cena do copo d’água.

Para entendermos melhor o que estou querendo dizer, o canal
“Films&Stuff” fez um vídeo muito interessante sobre isso:

Depois de passar pelos efeitos especiais e pelo enquadramento, vamos falar sobre a criação de personagens e como eles impactam no roteiro e na narrativa.

Jurassic Park tem um tema central, e por incrível que pareça, ele não é sobre dinossauros, mas sim sobre uma questão humana que a cada dia se torna mais atual:

“Nós temos a tecnologia suficiente para recriar os dinossauros, mas nós realmente devemos fazer isso? Se sim, será em virtude do progresso certo? Contudo, realmente estaremos progredindo ao fazer isso?”

Esse é o verdadeiro tema do filme, e a construção e motivações dos personagens reflete totalmente nisso!

O canal “Lessons from Screenplay” explicou isso no vídeo abaixo!

Depois desses vídeos e explicações, da para perceber claramente que a importância de Jurassic Park não é superestimada, além de notarmos o quão rico o filme é, e como tudo importa na hora de contar uma história, desde a posição da câmera, até os efeitos de computação e as motivações e crenças dos personagens!

Membro oficial da Sociedade do Anel, aspirante a Rei dos Piratas e viciado em criar histórias de RPG.