A variedade do mercado de games se constitui pelo gigantesco número de possibilidades que encontramos dentro dele. Jogos blockbusters, treinamentos com base em gamification, advergames, programas de TV com mecânicas lúdicas, board games, indie games e muitas outras possibilidades constituem este cenário.

Um ponto crucial une todas estas diferentes modalidades: processos e métodos criativos junto a testes com players/usuários. As lógicas de testar, refinar, testar de novo e produzir o game – que fazem parte da ideia de design iterativo – permeiam a criação de um produto lúdico, seja ele um game gigantesco ou um jogo simples lançado de maneira independente.

Zimmerman (2003, p.176) ensina que processo iterativo é uma metodologia de design baseada em um processo cíclico de prototipação, teste, análise e refinamento de um trabalho em progresso. E vele ressaltar que dentro do contexto de design iterativo, um game deve ser testado e revisado em diferentes grupos de playtesters para que problemas sejam localizados e o jogo seja lançado sem erros (Holopainen et al., 2010, p.1)

Para explicar melhor estas ideias, o vídeo a seguir detalha de uma maneira bastante visual (e didática) o processo de design iterativo.

#GoGamers

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HOLOPAINEN, J.; NUMMENMAA, T.; KUITTINEN, J. Modelling experimental game design. Proceedings of DiGRA Nordic 2010: Experiencing Games: Games, Play, and Players. Disponível na URL <http://www.digra.org/digital-library/publications/modelling-experimental-game-design/>. Acesso em 5/2015.

ZIMMERMAN, Eric. Play as research: the iterative design process. In: Design Research: methods and perspectives, 2003, pp. 176-184. Disponível na URL <http://ericzimmerman.com/files/texts/Iterative_Design.htm>. Acesso em 5/2015.

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.