#éoquetemprahj por Mariana Carvalho, 29/07/2010
Muito interessante essa idéia do escritório holandês de arquitetura WHIM: criar uma “Ilha de plástico”, a Recycled Island, com o lixo marinho na região do Oceano Pacífico. O arquiteto responsável, Ramon Knoster, afirma que o projeto tem como finalidade transformar esse lixo em espaços flutuantes habitáveis. Esse espaço habitável seria ao redor do Havaí.
Chamado de “The Great Pacific Garbage Patch”, o “conglomerado” de lixo é maior do que o Estado do Texas e sua quantidade é equivalente ao lixo produzido pela França e Espanha juntas. O arquiteto acredita que esse projeto reduziria uma quantidade considerável de resíduos depositados no mar.
Segundo Knoster, a Ilha Reciclável conseguiria hospedar cerca de meio milhão de habitantes, mas o projeto ainda está em fase de análise de viabilidade, uma vez que a repercussão na mídia pode até ser alta, mas nenhum país tem mostrado forte interesse no investimento do projeto. O arquiteto ressalta ainda que obter todos os plásticos do oceano poderia, além de colocar em risco a vida marinha, levar anos. Esses plásticos seriam transformados em blocos ocos, assim flutuantes, sendo o suporte para todo empreendimento.
Acima, o vídeo de como é esse enorme lixo existente no Pacífico.
A idéia, por mais que seja boa e sustentável, ainda possui seus empecilhos e dificuldades, no que se diz respeito aos cuidados com a natureza e sua viabilidade financeira. Para mais imagens de como seria essa Ilha de Plástico é só acessar o site do projeto.
Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho