Venom é um personagem muito interessante mas não tão explorado pela indústria do cinema como outros heróis e anti-heróis do universo Marvel, tendo apenas uma aparição no filme Spider-Man 3 com Tobey Maguire. Recentemente, a Sony anunciou o lançamento do novo filme do Venom, que ocorrerá em outubro de 2018. Por enquanto não se sabe muito sobre a história do filme, visto que o roteiro ainda está em fase de produção, mas Venom é um personagem que permite diversos desdobramentos interessantes.
Venom apareceu pela primeira vez na série de quadrinhos Marvel Super Heroes: A Guerra Secreta de 1984, mas a ideia veio de um fã, que em uma carta mandada para a Marvel, sugeriu a criação de uma roupa preta que dava novos poderes para o Homem-Aranha. A empresa de Stan Lee, como boa negociadora, comprou a ideia do fã por 220 dólares.
A série “Guerra Secreta” tem um começo bem forçado, mas não deixa de ser interessante. Uma força espacial atrai todos os super-heróis e super-vilões a um planeta estranho para uma guerra “definitiva”, palavra que não é levada muito a sério pelo universo da Marvel. Depois de muita batalha, a união dos super-heróis invade uma plataforma onde o Homem-Aranha encontra um dispositivo que faz novas roupas, e com o seu “sentido aranha” acaba dando origem a uma gosma preta, o Venom. Dessa forma, Peter Parker é o primeiro personagem a usar a “roupa”do Venom.
No começo o Homem-Aranha tem total controle da simbiose com a gosma preta e até mesmo faz diversas brincadeiras ao longo da série. Mas com o desenvolver da história, Peter Parker percebe que Venom era um alienígena obcecado relação que tinha com ele, o forçando a lutar enquanto dormia e tentando se juntar definitivamente com o corpo do Homem-Aranha.
Ao final, Peter Parker se livra do alien. É aí que começa os inúmeros desdobramentos que o universo de quadrinhos da Marvel fez com o Venom, que já se passou por vilão e até mesmo por herói.
A segunda pessoa a assumir a simbiose com Venom e provavelmente o que é mais reconhecido como o Venom de fato é o jornalista Eddie Brock. Eddie odeia Peter Parker e ao descobrir que ele é o Homem-Aranha e que ganha dinheiro tirando fotos dele mesmo, o jornalista, já com a relação simbiótica, inferniza a vida do Homem-Aranha por mais diversos outros quadrinhos.
Como muitas coisas no universo Marvel, o que dá certo é desdobrado em mais milhares de personagens parecidas. Assim nos quadrinhos e desenhos seguintes, Venom assume relação simbiótica com muitos personagens, surgindo Venom versão feminina, espacial, dinossauro, herói de guerra americano e até mesmo o Venom Dead Pool. Uma das últimas aparições da personagem foi nos quadrinhos do Guardiões da Galáxia de 2015/2016, onde a gosma possui o corpo de um ex-militar que quando usa a roupa preta vira o Capitão Venom, um personagem “do bem”, e nos quadrinho Dead Pool de 2016 “As Secretas Guerras Secretas de Dead Pool”, quase uma sátira do quadrinho original “Guerras Secretas”.
Venom é um personagem muito interessante, mas também um pouco confuso. O filme que será lançado em 2018 tem diversas maneiras de desdobrar a história, contudo o que a maioria dos fãs esperam e o mais lógico como introdução de um filme próprio do Venom, é que o filme transforme Peter Parker em um vilão ao ser o primeiro a ter uma relação de simbiose com Venom.