Entre tantos filmes produzidos pela indústria do cinema e tantos diretores renomados, uma pergunta sempre estará em todos os blogs e sites de entretenimento: qual o melhor filme do mundo?

Essa é uma questão um tanto quanto peculiar, pois como é possível escolher apenas um, visto que há inúmeros ao longo de nossa história e o cinema se trata de uma arte sem perspectivas de acabar.

Porém, podemos ver como alguns filmes tomaram destaque em todo o cenário. Seja por ter mudado por completo o universo do cinema, seu impacto cultural ou alguma mudança pessoal.

Se analisarmos os rankings e listas de grandes cinéfilos ou até sites mais comuns, alguns filmes aparecem com uma grande frequência, principalmente, o clássico de Orson Welles, Cidadão Kane de 1941.

citizen-kane

O filme pode ser considerado grandioso principalmente pela mudança cinematográfica que ele trazia para a indústria do cinema na época. Ao invés de dividir as falas e cenas entre os atores, muitas ações eram gravadas em um único plano, dessa forma, os atores e atrizes eram mais dinâmicos e a cena ficava mais completa.

Essa técnica de edição era diferente dos anos anteriores na indústria que utilizava diálogos cortados a cada fala dos personagens e uma câmera menos ampliada. Muitas outras características foram trazidas para os filmes graças à obra de Welles e isso se deve porque o impacto e a mudança foram enormes.

tumblr_nazxylkRtq1qakh43o2_500

robin-hood-errol-gif-501Cenas de As Aventuras de Robin Hood de 1938, planos cortados para um mesmo diálogo

Ao analisar o filme de Spielberg, Tubarão, podemos ver como a indústria cultural modificou por inteiro a maneira como vamos ao cinema e o surgimento dos grandes mecenas nos estúdios. O blockbuster de 75 teve seu sucesso de bilheteria de 26 milhões (bastante para a época) e abriu espaço para filmes com produções megalomaníacas como Avatar, Piratas do Caribe e Titanic que faturam ainda mais.

Há também filmes que trazem um grande impacto cultural e social. Embora o enfoque do filme de David Fincher, Clube da Luta, tenha sido uma critica ao capitalismo e nossa sociedade cada vez mais consumista e vazia, muitos lugares ao redor do mundo começaram a realizar seus próprios clubes da luta ilegais. Philadelphia de 91 trouxe uma visão menos preconceituosa sobre os portadores de HIV, JFK de Oliver Stone impactou em uma mudança na transparência do governo americano com o público, etc.

Kyr09xk

Porém, um grande filme também pode ser medido pelo seu impacto pessoal e como ele pode modificar todas as formas de agir e pensar como indivíduo. Para muitos um determinado filme talvez não possa fazer tanto sentido ou a crítica não tenha o venerado tanto, porém a possibilidade de trazer uma mensagem para o público torna o cinema grandioso. A interpretação desta mensagem varia de acordo com experiências de vida e repertório de cada um, porém pelo simples fato de traze-la, já o faz importante.

Dizer que existe o melhor filme ou o melhor diretor é ser prepotente, porém entender que um filme pode ser capaz de mudar por completo vidas, comportamentos, sentimentos e uma indústria é o caminho para ver a grandeza por trás de cada câmera.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.