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A genialidade da campanha do “Fortnite”

By Rafael Ribeiro Garcia

August 20, 2020

Apple e Fortnite tiveram um desentendimento que resultou na expulsão do jogo da Epic Games da plataforma de downloads da “maçã”. Indignada com a situação, a empresa responsável pelo jogo resolveu usar a técnica mais forte para deixar seu oponente manchado aos olhos do público: a propaganda.

A Epic Games, empresa responsável pelo Fortnite, decidiu desmoralizar a Apple em frente ao mundo com uma ideia de aplaudir de pé. Ela usou o comercial lendário da Apple “1984”, e inverteu o roteiro. Dessa vez o feitiço foi jogado contra o feiticeiro.

Na campanha, a Epic Games remontou o cenário que a Apple tinha feito em seu comercial, com referência ao livro “1984” e o seu famoso “Big Brother”. Mas ao invés de um líder totalitário falando no telão, a propaganda do game inseriu uma maçã gigante hipnotizando um povo, e para salva-los, alguns personagens do Fortnite chegam e destroem o telão, dando a ilusão da Apple como grande vilã. E para o público pouco importa qual lado esta com a razão, eles buscam ver o cenário movimentando. A empresa do jogo conseguiu dominar a narrativa e os resultados foram positivos.

Com essa virada de mesa, a Epic Games conseguiu que o público visse a Apple como uma empresa chata e antiquada. E além dessa resposta, o Fortnite conseguiu expandir sua marca na cabeça das pessoas fazendo com que milhares de pessoas tenham vontade de jogar, como aconteceu com o filho de Karen Gebhart, vice-presidente da FCB / RED, que mesmo não entendo o cenário da campanha, foi correndo para seu console jogar o jogo.

Personagens de Fortnite

A genialidade da campanha do Fortnite, mostrou a força da publicidade na sociedade. Com uma narrativa bem feita, uma estratégia de “xeque mate”, pouco importa o contexto da história, se a propaganda é bem desenvolvida os frutos que colherá serão muito maduros.