TV & Cinema

A fanfic perfeita!

By Mel Frutuoso

September 13, 2021

Filmes de romance ganham meu coração de um jeito que sempre foi difícil escolher um como meu preferido, mas, depois que assisti esse, nada mais o supera!

Antes do Amanhecer é o primeiro filme de uma trilogia – acompanhado de Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia Noite. E, de longe, é o melhor dos três! O diretor, Richard Linklater, traz uma história simples, mas com diálogos profundos e repletos de filosofia sobre amor e existencialismo.

O filme retrata Jesse e Celine, jovens adultos que, ao se conhecerem num trem que estava a caminho de Paris, decidem descer na escala, Viena, e passar o dia juntos. A história é puramente essa, simples assim, mas o que ganha o espectador é cada conversa do casal, os mínimos detalhes que compõem o dia vivido por eles. E, claro, as paisagens ajudam: a capital da Áustria acaba se tornando um dos pontos principais. Linklater explora bastante o plano de fundo da Europa, retratando de maneira sutil a cultura e o entretenimento do local.

A naturalidade com a qual os atores principais se apresentam é tanta que você realmente emerge em suas histórias de vida e fica curioso para saber mais sobre eles. Esse também é um dos charmes do filme porque a sensação não é despertada apenas em quem está assistindo, mas, também, nos próprios personagens: o casal se conhece e, antes de acontecer qualquer coisa, decidem saber mais de suas histórias individuais. 

São em momentos como esse que você percebe quão genial é o roteiro. Quando Jesse e Celine falam de si próprios, temos a clara percepção de como o ser humano se enxerga no mundo, e quando falam um sobre o outro fica nítido o contraste de visão que uma pessoa pode ter da outra.

Para mim, é a fanfic perfeita – e caso esteja se perguntando o que é uma fanfic, em resumo, é uma história fictícia escrita por fãs, o que dá a narrativa um tom mais lúdico -, por conta de, ao mesmo tempo ser tão real e trazer uma atmosfera mágica, quase idealizada.

Muito mais que o surgimento de um casal que mal sabe as idas e vindas que viverão pela frente, Antes do Amanhecer te faz pensar e ter vontade de entrar em um trem rumo à próxima cidade e se permitir conhecer uma nova pessoa.

As continuações seguem a mesma linha de te fazer refletir mas adentram em outras diversas formas de pensar sobre a vida, o mundo à sua volta e, principalmente, sobre o amor.

Por mais que o romance seja de 1995, a premissa foi tão bem executada que hoje, em 2021, a mesma ideia foi utilizada na série da Amazon Prime, Modern Love. O terceiro episódio, da mais nova temporada, chamado “Estranhos Em Um Trem (de Dublin)”, nos apresenta a um casal que se conhece em um trem, mas que resolvem não trocar nenhuma informação, como telefone ou endereço.

Estava até estranhando, já que é exatamente isso que acontece em “Antes do Amanhecer”, mas pensei que podia ser algo da minha cabeça, até que na própria série os personagens brincam citando o romance algumas vezes! Fiquei muito surpresa e feliz com esse pequeno easter egg. Antes do Amanhecer até pode ser um filme antigo mas acaba sendo muito atual!