Publicidade

A diversidade na propaganda

By Sarah Lima

March 11, 2014

Todos sabemos de inúmeros casos de preconceito seja de cor, doença ou qualquer outra coisa que esteja fora do padrão da sociedade. Os movimentos contra essa ” agressão ” já surgem há tempos. A novidade agora, são as novas propagandas  que vêm surgindo em torno deste assunto.

A Honey Maid inovou no último comercial, explorando as diferentes possibilidades de formações de famílias. O mais legal do vídeo, é que eles reuniram famílias REAIS de estigmatizados para realizá-la: Homossexuais, tatuados e casais de diferentes etnias expressando um mesmo lema: Família saudável E feliz independentemente de personalidade ou aparência.

Outra marca que usa constantemente esse tipo de propaganda, é a Benetton. Em praticamente todos seus comerciais é inserido algum símbolo direta ou indiretamente contra o preconceito. Diferente da Honey Maid ,todos seus anúnicios são feitos justamente pra chocar as pessoas. Por este motivo, periodicamente a Benetton é processada pelo público mais conservador. Mesmo assim, vale a pena dar uma conferida nos anúncios. Alguns chegam a ser até cômicos:

É interessante ver a aparição da diversidade nesses anúncios. Traz à tona a reflexão das pessoas sobre esses estigmas e a aceitação por elas e pelas grandes marcas.