O case de sucesso da rede JBS com a marca Friboi está com a sua nova campanha no ar. Dessa vez, Tony Ramos deu lugar ao Rei Roberto Carlos como protagonista já que agora ele deixou de lado os hábitos veganos, mas só come carne se for Friboi. Essa foi a grande sacada da vez da agência Lew’Lara\TBWA.
Aproveitando um pronunciamento do astro Roberto Carlos, a marca apostou na figura do rei para dar continuidade a campanha “É Friboi?”, que já aumentou em 16% as vendas da rede, comprovando o seu sucesso. Os comerciais foram ao ar e foram para as redes sociais, como um processo natural. Porém, bastou essa relação sutil com o vegetarianismo para incomodar muita gente.
A marca que teve o bordão “É Friboi?” popularizado na internet (vale lembrar que virou até “meme”), agora está vivendo uma situação exatamente oposta com o seu novo comercial. As críticas inundaram o canal no Youtube e os perfis da marca nas redes sociais.
E o que fazer quando os internautas avaliam negativamente um comercial e começam a criticá-lo? A rede JBS optou por apagar e bloquear essas críticas, mas cá entre nós, essa não é a melhor solução, não é mesmo? Essa ação acabou por irritar mais ainda os internautas. E por isso, mais críticas…
A reação da rede JBS aos comentários negativos seguiu os passos contrários do que muitos acreditam ser o certo em uma rede social. Diferente da marca Friboi, podemos citar como um exemplo bem sucedido de interação e gerenciamento de crise no meio digital o Spoleto, que a partir de um vídeo do canal Porta dos Fundos, viu uma oportunidade.
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