Hoje, dia 18 de abril, marca o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida por ser o dia do aniversário de Monteiro Lobato, um dos maiores influenciadores da literatura infantil brasileira.

Isso normalmente significa que a sua caixa de entrada será lotada de emails de livrarias te oferecendo desconto nos bestsellers para crianças, mas é interessante apontar que alguns Sescs de São Paulo estarão realizando o dia todo, atividades lúdicas para todas as crianças, de modo a incentivar a leitura e a aprendizagem.

Talvez, devêssemos tirar inspiração do engajamento demonstrado internacionalmente, e dar ao Dia Nacional do Livro Infantil toda atenção que ele merece. Afinal, a leitura é necessária para o crescimento de toda criança.

Por exemplo, durante o Dia Mundial do Livro, em 7 de março, ocorre no Reino Unido uma ação que envolve todas as livrarias da Inglaterra, Irlanda e Escócia. Oito livros infantis são selecionados, e durante o dia todo estes livros são vendidos por apenas uma libra. Sim, uma libra. A ação foi desenvolvida pela UNESCO, com o intuito de que as crianças usem uma libra do dinheiro do lanche (aqueles trocadinhos que sua mãe fala para não gastar em bala), e a usem para explorar o mundo da leitura.  E como se isso não bastasse, editoras e redes de livrarias compraram 14 milhões de cupons, ou “book tokens”, que foram distribuídos pelas escolas do Reino Unido. Esses cupons podem ser trocados em qualquer livraria por um dois oito livros selecionados. 14 milhões de cupons foram, mais ou menos, um para cada criança com menos de 18 anos no país inteiro.

Ou então poderíamos seguir os exemplos localizados desse lado do Atlântico: a 826 Valencia é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar o pensamento criativo e desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura de crianças entre 6 e 18 anos. Localizada em São Francisco, na Califórnia, ela funciona mais ou menos assim; a instituição é disfarçada de uma loja com tudo o que um pirata precisaria para navegar os sete mares. É uma loja de verdade e os produtos podem ser comprados (muitas vezes são doces), e até existe a loja online, mas é passando por uma portinha nos fundos que está o real tesouro. Lá as crianças podem participar de workshops lúdicos de leitura e redação com muitos escritores famosos. Neil Gaiman já passou por lá. A 826 Valencia deu origem à outras “lojas” desse tipo espalhadas pelos Estados Unidos: existe a loja de produtos para monstros e uma voltada à um público-alvo de outros planetas.

Mas nós não estamos indo tão mal assim. Ano passado, o Itaú lançou a campanha “Leia Para Uma Criança”, direcionada não para as crianças, mas sim para seus adultos, seja eles quem forem. O objetivo era fazer adultos lerem e inspirarem alguma criança, além de motivaram outros adultos a fazerem o mesmo. Desse modo, o Itaú entregava em casa, sem absolutamente nenhum custo, uma coleção formada por três livros infantis. Os interessados só precisavam entrar na página do Facebook e realizar a solicitação, que três dias depois um pacotinho laranja chegava em casa. A campanha foi um sucesso, e foram distribuídos por volta de 2 milhões de coleções.

De modo a continuar engajando seu público mesmo depois da campanha ter acabado, o Itaú disponibilizou na Apple Store e na Google Play um aplicativo que tem, na forma de e-books, os livros distribuídos pela empresa.

Julia. 20. Cursa comunicação social e resolve cubos mágicos. Leva personagens fictícios muito a sério.