A escritora do clássico Orgulho e Preconceito, Jane Austen, nunca teve o privilégio de ter sua própria biblioteca de livros, já que na época eram caros e quase que um bem de luxo.

Isso incentivou que recriassem uma biblioteca virtual dos possíveis livros lidos por ela durante os seus anos de vida.

O projeto foi criado a partir de estudos feitos onde montaram uma suposta lista de livros que Austen já leu, feita a partir de alguns que ela citou em suas cartas, novelas e uma nota de 1817 escrita por seu irmão Henry.

Apesar dela nunca ter tido a sua biblioteca dos sonhos, ela ainda tinha acesso a de Godmersham Park, onde seu irmão morava. A escritora nunca nem conseguiu conquistar sua independência financeira, já que infelizmente não ganhava o suficiente com suas obras.

Os livros colocados na biblioteca virtual foram também influenciados pelo o que era lido na época, como livros sobre leis, latim clássico, registros históricos e teorias políticas.

Não deixou de faltar autores como Voltaire, Swift e Shakespeare e algumas ficções que Jane Austen amava na época. Além de obviamente as próprias obras da autora.

O projeto não é a copia exata da biblioteca da autora, mas pode dar uma boa noção de como seria.

De qualquer maneira, é muito interessante vermos como investimos tanto em tecnologias para entender mais sobre o passado, como o repertório de Jane Austen até outras coisas.

futura publicitária por escolha, nerd por natureza.