O dia 11 de Outubro foi escolhido pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Garota, um evento para gerar discussões sobre o lugar das meninas mais jovens na sociedade e a forma com que elas se enxergam, principalmente quando o assunto é alcançarem todo o seu potencial. Esse dia foi promovido por várias empresas e entidades (em especial pelo movimento Time’s Up, idealizado pela atriz Emma Watson para combater o machismo em Hollywood).

Uma das empresas que abraçou a causa e produziu um conteúdo especial para o Dia Internacional da Garota foi a agência Integer Group. A Vice Presidente Executiva Dani Coplen escreveu um livro chamado Pretty. Ele foi criado para iniciar uma conversa nas casas em que as meninas começam a se questionar sobre suas aparências e seus potenciais.

O livro começa com uma menina perguntando “am I pretty?” para seus pais. A partir disso, a história começa a listar várias outras formas de ressignificar a palavra “pretty”, tirando o foco da conversa da beleza e colocando-o em várias outras características importantes para uma garota (e para qualquer ser humano): a coragem, a gentileza e a resiliência são só alguns deles.

O livro foi divulgado pelas redes sociais da empresa, e pode ser comprado no seu site oficial, que traz dados surpreendentes sobre o impacto que a aparência tem sobre a auto-estima de meninas de 5 anos até a adolescência. Todo o lucro é revertido para a Girls Inc., uma ONG de valorização às jovens mulheres.

As pessoas que comprarem o livro estão convidadas a fazerem parte da discussão do Dia Internacional da Garota por meio das hashtags #theprettyconversation e #strongsmartbold – essa segunda faz referência à missão da Girls Inc.

O intuito do evento é iniciar essa discussão em um dia só, mas estendê-la; mais do que isso, é fazer com que as meninas mais jovens cresçam em um mundo onde possam ser valorizadas pelas suas qualidades e aptidões, e que elas aprendam a enxergarem em si mesmas todo esse potencial.

 

eu toco teclado numa banda chamada internet.