Moda

A arte que não é arte

By Luisa Fleury

June 26, 2013

O grafiteiro francês Kidult, que é inconformado com a comercialização do grafite pelas grandes marcas, costuma “vandalizar” fachadas de lojas de grifes, como Kenzo, Hermés, JC/DC, Louis VuittonColette e Agnes B.. Mas quando pichou a fachada da loja da grife Marc Jacobs, o tiro acabou saindo pela culatra.

Marc Jacobs, é conhecido por ser um estilista que não segue as tendências universais da moda de cada estação. Quando Kidult pichou a palavra “ART” (“arte”, em português), na fachada de uma loja da grife, que fica no Soho, em Nova Iorque, o estilista, ao invés de processar o grafiteiro, aproveitou a situação. A marca lançou mais uma de suas polêmicas camisetas, com uma foto da fachada da loja com a pichação, com o nome de “Arte por Marc Jacobs”. A camiseta era vendida como uma edição limitada, na própria loja que sofreu o vandalismo, por $686,00 (aproximadamente R$1390,00).

Na época, Kidult, mostrando toda sua indignação por seu protesto ter sido em vão, tuitou “SHAME on you, YOU COPY @therealkidult to make money with it, capitalist thieve.” (“Que vergonha, você copiou o @therealkidult para ganhar dinheiro, ladrão capitalista.” em português). Agora, pouco tempo atrás, ele resolveu dar outra resposta. Ele pichou a fachada de outra loja da grife, em Paris, “$686“, que foi o valor que as camisetas, com sua outra pichação, foram vendidas. E tuitou “680? 689?..686?! How much are you going to sell this for? #kidultarmyparis #thisisnotart” (“680? 689?…686?! Por quanto você vai vender essa? #exércitokidultparis #issonãoéarte” em português), querendo mostrar “quem manda” na parada e na esperança de que desta vez, não usassem sua indignação para ganhar dinheiro novamente.

Mais uma vez, não foi do jeito que ele achou que seria. A marca publicou em seu Istagram uma foto dos vendedores da loja de Paris, com o presidente da marca Robert Duffy, todos com bonés, com a estampa da pichação de Kidult, com a legenda “Celebrating @therealkidult in #Paris tonight. Our hats off to you.” (“Celebrando @therealkidult em #Paris hoje a noite. Tiramos o chapéu para você”, em português). Mostrando que a marca não é atingida facilmente e sabe usar o mal para o seu próprio bem. Agora acho que podemos esperar por mais uma resposta do grafiteiro. Para saber mais sobre ele, clique aqui e assista ao vídeo com imagens bem chocantes.

Foto postada no Instagram da grife Marc Jacobs