O grafiteiro francês Kidult, que é inconformado com a comercialização do grafite pelas grandes marcas, costuma “vandalizar” fachadas de lojas de grifes, como Kenzo, Hermés, JC/DC, Louis VuittonColette e Agnes B.. Mas quando pichou a fachada da loja da grife Marc Jacobs, o tiro acabou saindo pela culatra.

Marc Jacobs, é conhecido por ser um estilista que não segue as tendências universais da moda de cada estação. Quando Kidult pichou a palavra “ART” (“arte”, em português), na fachada de uma loja da grife, que fica no Soho, em Nova Iorque, o estilista, ao invés de processar o grafiteiro, aproveitou a situação. A marca lançou mais uma de suas polêmicas camisetas, com uma foto da fachada da loja com a pichação, com o nome de “Arte por Marc Jacobs”. A camiseta era vendida como uma edição limitada, na própria loja que sofreu o vandalismo, por $686,00 (aproximadamente R$1390,00).

Na época, Kidult, mostrando toda sua indignação por seu protesto ter sido em vão, tuitou “SHAME on you, YOU COPY @therealkidult to make money with it, capitalist thieve.” (“Que vergonha, você copiou o @therealkidult para ganhar dinheiro, ladrão capitalista.” em português). Agora, pouco tempo atrás, ele resolveu dar outra resposta. Ele pichou a fachada de outra loja da grife, em Paris, “$686“, que foi o valor que as camisetas, com sua outra pichação, foram vendidas. E tuitou “680? 689?..686?! How much are you going to sell this for? #kidultarmyparis #thisisnotart” (“680? 689?…686?! Por quanto você vai vender essa? #exércitokidultparis #issonãoéarte” em português), querendo mostrar “quem manda” na parada e na esperança de que desta vez, não usassem sua indignação para ganhar dinheiro novamente.

Mais uma vez, não foi do jeito que ele achou que seria. A marca publicou em seu Istagram uma foto dos vendedores da loja de Paris, com o presidente da marca Robert Duffy, todos com bonés, com a estampa da pichação de Kidult, com a legenda “Celebrating @therealkidult in #Paris tonight. Our hats off to you.” (“Celebrando @therealkidult em #Paris hoje a noite. Tiramos o chapéu para você”, em português). Mostrando que a marca não é atingida facilmente e sabe usar o mal para o seu próprio bem. Agora acho que podemos esperar por mais uma resposta do grafiteiro. Para saber mais sobre ele, clique aqui e assista ao vídeo com imagens bem chocantes.

Foto postada no Instagram da grife Marc Jacobs

Escolhi fazer comunicação por gostar (e muito) de me comunicar. Sou tímida no começo, mas depois de um tempo já sou íntima. Eu nunca escrevi em blog, mas vivo escrevendo. Amo estar atualizada, principalmente no que se refere à moda.