Digital

A arte do roubo

By Bruno Guimarães

October 02, 2015

Consideremos que todos somos ladrões de conteúdo. Diz-se por conteúdo tudo aquilo capaz de gerar uma mensagem, um sentido, uma informação e até uma lembrança.

Vivemos em um mundo repleto de conteúdos que são dissiminados em segundos por milhões de espectadores. As fotos, por exemplo, são a síntese digital de lembranças concretas que, muitas vezes, não são de nossa propriedade, nos tornando assim, ladrões de conteúdo fotográfico.

Como ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão, o ilustrador brasileiro Lucas Levitan consegue minimizar sua culpa ao usar fotos alheias para a criação de sua arte.

Unindo duas de suas maiores paixões, o gaúcho brinca com a ilustração e a fotografia em um projeto único que iniciou em março de 2014 que se resume em “roubar” fotos alheias e fazer intervenções ilustrativas nas mesmas. Iniciando as invasões nas próprias fotos, Lucas viu que interagir com fotos alheias era muito mais divertido e utilizou do Instagram como cúmplice de seus delitos artísticos. Abaixo vemos as fotos do antes e depois de sua intervenção:

 Sua arte começou a partir de um momento de reflexão pós sobrevivência. Pode até parecer engraçado, mas Lucas quase foi acertado por um tijolo que caiu do céu. Enquanto caminhava pelas ruas de Londres, o brasileiro quase foi atingido pelo objeto que despencou de uma construção do quarto andar de um prédio e passou rasante a 10 centímetros de sua cabeça.

Após o ocorrido, ele percebeu a fragilidade da vida e que tinha muitos projetos que queria botar em prática antes de morrer. Assim, nasceu o projeto “Photo Invasion”, que se baseia em surpreender os sortudos que possuem fotos que inspirem o artista e que são escolhidas para sua intervenção.

As imagens ganham um toque muito característico de Levitan, que imagina de que forma ela poderia ser alterada sem diminuir sua essência, adicionando detalhes e resignificando seu sentido. Sempre prezando a surpresa e a liberdade da criação, o artista não aceita pedidos. Mas, sempre credita na imagem a conta do instagram que lhe serviu de inspiração.

Lucas se mudou para Londres em 2005 para fazer um mestrado em arte e design na Universidade de Artes inglesa e mora lá desde então após se apaixonar pela cidade e pela sua atual esposa. Com um vasto portifólio, o gaúcho já trabalhou como cineasta, artista plástico, designer e ilustrador, focando agora em direção criativa publicitária.

Em seu mais novo projeto, o livro “Foto Invasion” ganhou vida e caçou muitas contas de Instagram para ser preenchido com 100 trabalhos selecionados para sair do digital e passar para o papel. Em sua conta no Instagram, site e Facebook, é possível visualizar toda a sua gama de obras capazes de nos tirar sorrisos e nos transformar em fãs do seu trabalho.