A Apple lançou no último dia 23, um comercial para o Apple Watch Hermès, uma parceria da marca de eletrônicos americana com a marca de artigos de luxo francesa. A Apple fica responsável pelo mostrador, enquanto a Hermès fornece a pulseira de couro, a qual não é vendida separadamente como as outras pulseiras do smart watch.

O comercial em si não segue o padrão da Apple nem da Hermès, tendo uma alternação na aparição do produto que pode ser considerada até poética. Em nenhum momento ele é utilizado, ficando à sombra de outras atividades aparentemente sem sentido, como bater mãos cheias de pó, descascar uma mexerica ou até mesmo fazer malabares com várias delas.

A assinatura da produção (“free hands”, ou “mãos livres” numa tradução direta), entretanto, desmerece o produto, deixando-o como um simples acessório. Por outro lado, também pode ser entendida como o relógio sendo uma extensão do corpo, uma forma de reflexo identitário que te faz mostrar a tecnologia sem tem que tirar ela do bolso.

Apple-Watch-Hermes
Mas esses fatos não desmerecem o vídeo; ele é artístico, quente, ritmado, contagiante. As duas empresas, separadas, já conseguem transformar propaganda em entretenimento. Juntas, conseguem encantar.

Texto de Gabriel Armelin

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.